INCÊNDIO NO RIO

Dez pessoas estão em estado grave após incêndio em fábrica no Rio

Vítimas estão no Hospital Estadual Getúlio Vargas, todas em estado grave por queimadura por via aérea e inalação de fumaça tóxica

Incêndio atinge fábrica de confecção de roupas de carnaval no RJ - Centro de Operações Rio/Reprodução

Vinte e uma pessoas que estavam na fábrica de fantasias de carnaval que pegou fogo na manhã desta quarta-feira (12) em Ramos, no Rio de Janeiro, foram resgatadas.

Segundo a secretaria estadual da Saúde, dez vítimas estão no Hospital Estadual Getúlio Vargas, todas em estado grave por queimadura por via aérea e inalação de fumaça tóxica. Eles estão entubados para proteção das vias aéreas e foram encaminhados para a UTI.

Outros quatro estão no Hospital Municipal Souza Aguiar; três no Hospital Federal de Bonsucesso; dois no CER da Ilha do Governador; dois no Hospital Municipal Salgado Filho e uma no Hospital do Andaraí. O fogo foi controlado por volta das 10h.

Ministério Público do Trabalho abre investigação
O local operava em três turnos para dar conta da alta demanda de produção e alguns funcionários dormiam no estabelecimento quando as chamas começaram.

Por conta disso, o Ministério Público do Trabalho do Rio de Janeiro (MPT-RJ) abriu investigação preliminar sobre as condições de trabalho dos funcionários da fábrica.

"O MPT-RJ autuou com urgência uma Notícia de Fato (NF) para apurar as condições de trabalho na fábrica onde ocorreu um incêndio na manhã desta quarta-feira (12/02), em Ramos", informou.

Irregularidades
A fábrica de fantasias não tinha aprovação dos bombeiros para funcionar, disse o coronel Luciano Sarmento, subcomandante do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro. A confecção também está em situação irregular junto à Receita Federal e, portanto, inapta a funcionar. A empresa está inadimplente desde outubro de 2023. A declaração de inaptidão é decorrente de "omissão no cumprimento da obrigação de entrega de quaisquer declarações por 90 dias contados do vencimento do prazo estipulado".

Apesar de todos os problemas, a Prefeitura do Rio afirma que o imóvel possui o alvará de funcionamento para a atividade de confecção.

Combate ao fogo
De acordo com o Corpo de Bombeiros, a ocorrência foi registrada pouco antes das 8h. Mais de 30 viaturas e cerca de 90 bombeiros atuaram no combate às chamas. O Grupamento de Operações Aéreas e de especialista em salvamento em altura também participaram dos trabalhos. Quatro pessoas foram resgatadas pela janela.

O local produz fantasias para os desfiles de escolas de samba do carnaval, dentre elas, a Império Serrano e a Unidos da Ponte. Ambas divulgaram notas pelas redes sociais.