DESASTRE NATURAL

Terremoto deixou mais de 3,3 mil mortos em Mianmar, aponta balanço

Mais de 4,5 mil pessoas ficaram feridas devido aos tremores de terra, enquanto outras 220 estão desaparecidas

Destroços em Mianmar causados por terremoto - Sai Aung Main/AFP

O balanço de vítimas do terremoto em Mianmar já supera 3.300 mortos, anunciaram neste sábado os meios de comunicação estatais

O sismo de 28 de março devastou edifícios e destruiu infraestruturas em todo o país, provocando 3.354 mortos e 4.508 feridos, com 220 pessoas desaparecidas, segundo novos números divulgados pelos meios de comunicação estatais.

Mais de uma semana após o tremor, muitas pessoas continuam sem abrigo, obrigadas a dormir ao relento porque suas casas foram destruídas ou por temerem novos desabamentos.

A ONU estima que mais de três milhões de pessoas podem ter sido afetadas pelo terremoto de magnitude 7,7, em um país que já sofria as consequências de quatro anos de guerra civil.

"A destruição é impressionante", escreveu no X Tom Fletcher, o principal responsável por assuntos humanitários e ajuda da ONU. "O mundo deve se unir em apoio ao povo de Mianmar", acrescentou.

Mianmar está nas mãos de uma junta militar liderada pelo general Min Aung Hlaing desde o golpe de Estado de 2021, que desencadeou uma guerra civil.

Segundo a ONU, a junta realizou dezenas de ataques desde o terremoto, mesmo após ter declarado uma trégua temporária na última quarta-feira.