Visitar um museu melhora seu bem-estar mental, diz novo estudo; saiba como
Pesquisa mostrou que simplesmente observar uma arte visual ou ter arte em seu quarto de hospital pode melhorar o bem-estar
Simplesmente observar arte visual, visitar um museu ou ter alguma arte em seu quarto de hospital pode melhorar o bem-estar, principalmente com o envolvimento repetido, o que pode aumentar o significado que sentimos na vida.
A conclusão é de um novo estudo internacional liderado por pesquisadores da Universidade de Viena, o primeiro a avaliar de forma abrangente como, quando e por que a observação de arte contribui para a saúde mental.
Nas últimas décadas, a ideia de que as artes podem contribuir para a saúde mental ganhou força.
Embora a criação artística seja há muito vista como benéfica para o bem-estar emocional e psicológico, os efeitos da simples observação de arte permanecem amplamente inexplorados.
Os resultados até o momento foram dispersos e inconsistentes, com poucos estudos examinando as condições sob as quais a observação de arte pode ser eficaz.
A nova revisão, publicada na revista científica Journal of Positive Psychology, sintetizou dados de 38 estudos envolvendo 6.805 participantes, com o objetivo de determinar não apenas se a observação de arte melhora o bem-estar, mas também quando, em que condições e por meio de quais processos psicológicos isso ocorre.
Esses 38 estudos, publicados entre 2000 e 2023, foram extraídos de quatro grandes bases de dados.