bolsa de valores

Wall Street fecha em baixa diante de tensão entre Trump e Fed

Três maiores índices da bolsa caíram cerca de 2,5%, a cotação do dólar recuperou e os rendimentos dos títulos do Tesouro subiram

Operadores trabalham após um momento de silêncio em homenagem ao Papa Francisco, que faleceu na madrugada de 21 de abril, na abertura da Bolsa de Valores de Nova York (NYSE) - Angela Weiss / AFP

A Bolsa de Valores de Nova York caiu com força nesta segunda-feira (21), após os ataques persistentes do presidente americano, Donald Trump, contra o titular do Federal Reserve (Fed, banco central americano), Jerome Powell, e enquanto se mantém a incerteza pela guerra comercial.

Os três maiores índices da bolsa caíram cerca de 2,5%, a cotação do dólar recuperou e os rendimentos dos títulos do Tesouro subiram.

O Dow Jones caiu 2,48%, enquanto o índice Nasdaq recuou 2,6% e o ampliado S&P 500 perdeu 2,4%.

Há uma “narrativa de enfraquecimento da demanda para os ativos americanos”, disse Patrick O'Hare, analista do site Briefing.com.

As ações começaram o dia em baixa, depois que a China alertou outros países sobre negociar acordos comerciais com os Estados Unidos às custas de Pequim, enquanto as tarifas de Trump começaram a agitar os mercados globais.

A queda foi acentuada quando Trump classificou Powell de “grande perdedor” nas redes sociais por não reduzir a taxa básica de juros.

Os ataques de Trump ao presidente do Fed geram dúvidas sobre a independência do banco central, que tem um mandato para estabelecer a política monetária sem interferências do governo.

O encarregado de investimentos da Cresset Capital Management, Jack Ablin, disse em nota que eventuais substituições de Powell trariam uma “crise de confiança”.

Para O'Hare, a alta nos rendimentos dos títulos do Tesouro é "um pequeno recado do mercado ao presidente: Não despeça Powell", frisou.

Os 11 segmentos do S&P 500 fecharam no vermelho.

Dos 30 integrantes do índice Dow, apenas a Nike obteve leves ganhos.