SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

Vereador do PL terá que indenizar PT por de relacionar partido com PCC, CV e as Farc

Thomaz Henrique (PL), de São José dos Campos, também não pode mais fazer comentários com as mesmas ilações, sob pena de multa

Vereador Thomaz Henrique (PL) de São José dos Campos (SP) - reprodução

O vereador Thomaz Henrique (PL) de São José dos Campos, cidade do interior de São Paulo, foi condenado a indenizar o Partido dos Trabalhadores (PT) após relacionar a legenda com as facções criminosas PT, PCC e as Farc. Segundo a decisão da 6ª Vara Cível da circunscrição judiciária de Brasília/DF, ele terá que pagar R$ 5 mil ao partido e também está proibido de repetir comentários, sob pena de multa.

A ação tem como autora Gleisi Hoffman, ex-presidente do PT e agora ministra da Secretaria de Relações Institucionais do governo de Luiz Inácio Lula da Silva.

Na decisão, a juíza Bruna Araújo Coe Bastos afirmou que o vereador não conseguiu provar a relação do partido político com organizações criminosas, e que “notícias veiculadas sobre a existência de investigações em curso pela polícia para a apuração de eventual ligação entre integrantes ou ex-integrantes do partido e líderes de organizações criminosas, não comprova as afirmações”.

“Não fiz nada que não fosse repercutir informações públicas e amplamente divulgadas pela imprensa. Jamais imaginei que um mero vereador no interior de São Paulo seria processado pelo PT nacional, menos ainda condenado e proibido de falar. Assusta perceber que a censura tem chegado aos municípios”, comenta Thomaz, que irá recorrer da decisão.