EUA

"Frustrado com ambos os lados'"da guerra na Ucrânia, Trump mantém ligação com Putin

Trump prometeu durante a campanha presidencial que, se eleito, acabaria com o conflito em 24 horas

Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump - Jim Watson / AFP

Antes da ligação entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o líder da Rússia, Vladimir Putin, nesta segunda-feira, Karoline Leavitt, secretária de imprensa da Casa Branca, disse que o republicano está "cansado e frustrado com ambos os lados do conflito". Trump também deve se reunir com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, ainda nesta segunda.

Trump prometeu durante a campanha presidencial que, se eleito, acabaria com o conflito em 24 horas, mas seus esforços, quatro meses depois, ainda não deram frutos.

A Rússia disse que as conversas entre os líderes eram “importantes”, porque prefere encerrar o conflito diplomaticamente, apesar de lançar um ataque no fim de semana que a Ucrânia descreveu como “recorde”.

— É preferível atingir nossos objetivos por meios políticos e diplomáticos, é claro — disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, à mídia estatal. Para ele, Moscou “aprecia muito” as tentativas de Washington de acabar com os combates.

As delegações da Rússia e da Ucrânia se reuniram na semana passada na Turquia pela primeira vez em cerca de três anos. As negociações terminaram sem um acordo de cessar-fogo e com Kiev acusando Moscou de enviar uma delegação “fantoche” sem poder de decisão. A Rússia e a Ucrânia concordaram na Turquia em trocar 1.000 prisioneiros de cada lado.

Após essa reunião, Trump anunciou sua intenção de conversar com Putin para pôr fim ao “banho de sangue” na Ucrânia, onde milhões de pessoas foram deslocadas.

O republicano também disse que conversaria com seu colega ucraniano, Volodimir Zelenski, e com autoridades da Otan para conseguir “um cessar-fogo” e “um fim para essa guerra muito violenta”.

Na segunda-feira, Zelenski pediu novamente um “cessar-fogo total e incondicional”.

Sanções
A Ucrânia e seus aliados europeus na Ucrânia acusam Putin de ignorar os pedidos de cessar-fogo e pressionaram por novas sanções contra a Rússia.

Os líderes da Grã-Bretanha, França, Alemanha e Itália fizeram uma ligação telefônica com Trump no domingo.

— Os líderes discutiram a necessidade de um cessar-fogo incondicional e de o presidente Putin levar a sério as negociações de paz — disse um porta-voz do primeiro-ministro britânico Keir Starmer. — Eles também discutiram o uso de sanções se a Rússia não se comprometer seriamente com um cessar-fogo e com as negociações de paz.

“Putin deve aceitar um cessar-fogo e negociações de paz”, tuitou o chanceler alemão Friedrich Merz.

Zelenski discutiu a questão das sanções com o vice-presidente dos EUA, JD Vance, quando eles se encontraram no domingo após a missa inaugural do Papa Leão XIV no Vaticano.

Moscou também lançou 112 drones sobre a Ucrânia, 76 dos quais foram repelidos, informou a força aérea ucraniana.