TECNOLOGIA

TikTok proíbe #SkinnyTok, trend que promove a busca pela magreza extrema

Medida foi tomada após pressão de reguladores europeus

Logotipo da plataforma de mídia social TikTok e a bandeira europeia - Lionel Bonaventure / AFP

O TikTok suspendeu os resultados de busca pela hashtag #SkinnyTok, após enfrentar pressão de órgãos reguladores europeus, em seu mais recente esforço para conter as críticas de que o aplicativo alimenta problemas de imagem corporal entre os jovens.

A empresa informou na terça-feira que “bloqueou os resultados de busca por #skinnytok, já que ela passou a estar associada a conteúdos sobre perda de peso não saudável”, mas não especificou quando tomou essa medida.

A hashtag #SkinnyTok costumava exibir vídeos sobre táticas extremas de emagrecimento, incluindo dietas muito restritivas e rotinas de exercícios excessivos, práticas que colocam a saúde física e mental em risco.

A Comissão Europeia investigou a tendência #SkinnyTok após um apelo feito em abril pelo ministro digital da França, citando preocupações de que o TikTok estaria promovendo a magreza extrema e glamorizando a anorexia.

O TikTok, que pertence à gigante chinesa de tecnologia ByteDance, e aplicativos como o Instagram da Meta, há muito enfrentam críticas de que seus algoritmos — que identificam e atendem aos interesses dos usuários — podem, inadvertidamente, direcionar vídeos e imagens que promovem distúrbios alimentares e uma imagem corporal prejudicial a jovens vulneráveis.

A investigação sobre o #SkinnyTok surgiu pouco mais de um ano após os reguladores da União Europeia abrirem um inquérito sobre possíveis violações das regras de conteúdo on-line voltadas à proteção de crianças. A investigação continua em andamento.

— Superficialmente, ao menos, essa é uma medida positiva, especialmente considerando o conteúdo bastante nocivo que circula nesses sites — disse Brooke Erin Duffy, professora de comunicação da Universidade Cornell, que estuda o papel das redes sociais no trabalho, na cultura e na sociedade.

—Ao mesmo tempo, os usuários são espertos. Eles sabem como contornar essas plataformas e seus sistemas de moderação de conteúdo.

Na terça-feira, uma busca por “SkinnyTok” direcionava os usuários para um botão de contato da National Alliance for Eating Disorders (Aliança Nacional para Transtornos Alimentares) e para uma mensagem dizendo que havia ajuda disponível para quem tivesse “dúvidas sobre imagem corporal, alimentação ou exercícios”.

Ainda assim, esses termos são alvos móveis. Usuários jovens dominam o que Duffy chama de “algospeak” — formas criativas de escrever incorretamente certas palavras para continuarem tendo acesso a conteúdos relacionados à anorexia ou à automutilação.