Arquidiocese de Olinda e Recife inicia processo de beatificação de Madre Agathe Verhelle
Cerimônia no Colégio Damas marcou a instalação do tribunal responsável por investigar a vida e as virtudes da fundadora do Instituto das Religiosas da Instrução Cristã
A Arquidiocese de Olinda e Recife deu início, no último domingo (22), ao processo de beatificação e canonização de Madre Agathe Verhelle, fundadora do Instituto das Religiosas da Instrução Cristã.
A cerimônia ocorreu na Capela do Colégio Damas, no Recife, e foi presidida pelo arcebispo Dom Paulo Jackson.
Com a abertura oficial, foi instalado o tribunal do inquérito arquidiocesano, que reúne uma comissão histórica e oficiais responsáveis por investigar a vida, as virtudes e a fama de santidade de Madre Agathe.
A primeira fase do processo inclui a análise de documentos, escritos, relatos e testemunhos.
O processo foi iniciado na Arquidiocese de Olinda e Recife porque, segundo a legislação canônica, a causa pode ser transferida para uma diocese onde a obra tenha forte impacto e atuação significativa.
No caso, Pernambuco abriga a presença das religiosas há mais de um século, com atuação nas áreas de educação, evangelização, comunidades e juventude.
Após a instalação do tribunal, foi celebrada uma Missa em Ação de Graças com participação de religiosas, sacerdotes e fiéis.
“O testemunho de Madre Agathe fala ao nosso tempo. Ela foi uma mulher que soube discernir, com fé, os desafios do seu contexto histórico e encontrou no serviço à juventude e na educação um caminho de santificação. Sua vida continua sendo luz para a Igreja e para as novas gerações, especialmente num tempo em que tanto precisamos evangelizar os jovens”, afirmou Dom Paulo Jackson afirmou.
Ao final da celebração, a Superiora-Geral do Instituto das Religiosas da Instrução Cristã, Irmã Eulalia Maria, destacou a importância do momento.
“Hoje é um dia de luz, esperança e comunhão. Celebramos, com o coração profundamente agradecido, a abertura oficial do processo de beatificação e canonização de nossa fundadora. O testemunho de Madre Agathe, sua fé viva, seu amor ardente pela juventude e sua coragem profética continuam a nos inspirar a seguir firmes na missão de educar, evangelizar e transformar vidas, especialmente nas escolas, nas comunidades inseridas e nas paróquias onde estamos presentes”.
A partir de agora, a comissão seguirá recolhendo depoimentos e documentos para dar continuidade ao processo.
A congregação também solicita que graças ou favores atribuídos à intercessão de Madre Agathe sejam formalmente encaminhados por e-mail para causamadreagathe@institutoric.org.
Um perfil no Instagram foi criado para divulgar informações: @madreagatheverhelle.
Quem foi Madre Agathe Verhelle
Madre Agathe nasceu em 1786, na Bélgica, e faleceu em 1838, aos 52 anos. Fundadora do Instituto das Religiosas da Instrução Cristã, dedicou sua vida à educação, à evangelização e à formação da juventude. Seu legado continua nas obras mantidas pelo Instituto na Europa, no Brasil e na África.