AMÉRICA DO SUL

Presidente do Equador anuncia captura de Fito, criminoso mais procurado do país

Fuga do líder da facção Los Choneros do presídio em Guayaquil foi o estopim para a crise de segurança pública que tomou o país em 2024

Presidente do Equador anuncia captura de Fito, criminoso mais procurado do país - Reprodução/arquivo

O presidente do Equador, Daniel Noboa, anunciou nesta quarta-feira a prisão de José Adolfo Macías Villamar, mais conhecido como Fito, o criminoso mais procurado do país.

No ano passado, sua fuga de um presídio de segurança máxima em Guayaquil foi o estopim para uma crise de segurança pública que levou o governo equatoriano a decretar estado de exceção e conflito interno armado, cujas políticas incluíram toque de recolher e a designação de mais de uma dezena de gangues como organizações terroristas.

"Para aqueles que se opuseram e duvidaram da necessidade das leis de Solidariedade e Inteligência: graças a essas leis, Fito foi capturado hoje e está nas mãos do Bloco de Segurança", escreveu Noboa em uma publicação na rede social X. "Meu reconhecimento aos nossos policiais e militares que participaram desta operação. Mais cairão, recuperaremos o país. Sem trégua."

Segundo o presidente equatoriano, foi aberto um pedido para dar início à extradição de Fito — que atua como líder da facção Los Choneros — aos Estados Unidos. "Estamos aguardando sua resposta", informou Noboa sobre os contatos com Washington.