PF apreende canetas emagrecedoras, celulares e anabolizantes contrabandeados vendidos nas redes
Associação criminosa atuava em Pernambuco e tinha projeção no Ceará, onde foi cumprido um mandado de busca e apreensão na cidade de Fortaleza
Canetas emagrecedoras, aparelhos celulares, perfumes internacionais e outros produtos contrabandeados foram apreendidos pela Polícia Federal durante a Operação Procedência.
Segundo a corporação, a associação criminosa atuava em Pernambuco e tinha projeção no Ceará, onde foi cumprido um mandado de busca e apreensão na cidade de Fortaleza.
Durante a ação, realizada nessa quarta-feira (9), e que contou com o apoio da Superintendência da PF no Ceará, também foram apreendidos remédios e anabolizantes.
O grupo suspeito de contrabando e descaminho estava sendo investigado em novembro de 2023, por meio da Delegacia de Repressão a Crimes Fazendários de Pernambuco.
Foram instaurados dois inquéritos policiais com o objetivo de apurar a existência de uma associação criminosa especializada em internalizar eletrônicos e anabolizantes.
Os produtos são de origem estrangeira e entraram no Brasil pelo modal aéreo, com o objetivo de comercialização por meio de uma rede social.
A PF informou que a investigação busca identificar outros envolvidos, confirmar o modus operandi dos investigados e apreender mais produtos de origem estrangeira.
A ação também quer identificar e localizar bens adquiridos com o lucro da atuação criminosa.
A Operação Procedência faz referência ao nome da página do grupo numa rede social, utilizada para anúncio e comercialização dos produtos importados.
Os investigados respondem pelos crimes de contrabando, descaminho e associação criminosa, cujas penas podem alcançar 12 anos de reclusão.