Brasil

Lula diz que regulamentação das big techs será feita 'doa a quem doer'

Governo trabalha com projetos para regulamentar conteúdos veículados e mídias digitais e tributação das empresas

O governo trabalha com dois projetos de regulamentação das big techs - YouTube/Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta sexta-feira que o governo vai taxar as big techs "doa a quem doer". Segundo ele, no Brasil a lei vale para todas as empresas, sejam brasileiras ou estrangeiras.

A declaração foi concedida em entrevista ao canal SBT, que foi ao ar na noite desta sexta.

— Como que a gente vai permitir a prática de crime, a instigação à violência sexual contra adolescentes, o ódio contra mulheres, negros, homossexuais, o ódio não tem que ser estimulado, o que tem que estimulado é a paz é por isso que nós queremos regular e vamos regular, doa a quem doer — disse o presidente.

Lula citou a carta assinada pelo presidente Donald Trump que justifica a implementação da sobretaxa de 50% sobre produtos brasileiros. No documento, o governo americano criticou o tratamento da Justiça brasileira com as big techs.

— Ele diz que não pode o Brasil ficar regulando as big techs. Aqui no Brasil a gente regula toda empresa, brasileira ou estrangeira, porque a lei vale para todos — afirmou o presidente.

O governo trabalha com dois projetos de regulamentação das big techs: um trata sobre as regras de veiculação de conteúdos nas mídias digitais, e o segundo trata da regulamentação econômica das big techs e taxação dos serviços dessas empresas que são prestados no Brasil.

Em relação à negociação sobre a retirada do tarifaço com Trump, Lula disse que o governo americano não deu sinais de estar disposto a avançar nas tratativas.

— Não passou da hora, porque ele não quer conversar, ele não quer conversar, botei o Alckmin, Haddad e Mauro Vieira para conversar. Pergunta se alguém teve interlocutor? Ninguém tem interlocutor — disse o presidente.