Piedade

Adolescente é mordido por tubarão neste domingo (5), na praia de Piedade, em Jaboatão

De acordo com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o incidente aconteceu por volta das 11h30, nas proximidades da Igrejinha

Incidente aconteceu neste domingoIncidente aconteceu neste domingo - Foto: Reprodução/Twitter

Por volta das 11h30 deste domingo (5), mais um ataque de tubarão aconteceu nas imediações da igreja conhecida como Igrejinha, em Piedade. A vítima foi um adolescente de 14 anos, morador de Jaboatão dos Guararapes. Ele entrou na água por volta de 11h25 e o ataque aconteceu em menos de 5 minutos, deixando rastro de sangue nas águas. O menino estava acompanhado do tio, que não quis se identificar, em localidade proibida. O parente dele contou que estava com água em torno da cintura.

O jovem, encaminhado para o Hospital da Restauração (HR), no bairro do Derby, área central do Recife, passou por cirurgia e está em estado grave, mas estável, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A informação foi divulgada em nota pelo hospital. 

O ponto da maré mais baixa foi 9h16 e o animal chegou na primeira linha de arrebentação duas horas depois, segundo informações de bombeiros. O mar estava enchendo, mas ainda recuado, e o ataque gerou comoção e desespero nas pessoas que presenciaram.

O tio do menino estava muito abatido e frisou que costumava tomar banho na praia de Piedade. Este é o 76° ataque de tubarão em Pernambuco desde 1992, ano em que os números começaram a ser levantados. A espécie que mordeu o adolescente ainda não foi identificada.

Depois do ataque, o tio contou que puxou o adolescente para fora da água e os guarda-vidas do Corpo de Bombeiros, que tem uma unidade em frente à igreja, já iniciaram os primeiros socorros, de forma imediata, fazendo o torniquete. O menino recebeu os primeiros atendimentos do guarda-vidas do Corpo de Bombeiros e uma ambulância da Corporação e uma UTI Móvel do SAMU estavam no local em apoio.

A Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife informou que o Samu Metropolitano do Recife foi acionado para socorrer o garoto e ele foi resgatado pelo helicóptero do Grupamento Tático Aéreo da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco. O veículo aéreo seguiu até o Derby, onde uma ambulância de suporte avançado (USA) do Samu Recife o aguardava para realizar a transferência para o Hospital da Restauração. 

A banhista Dayane Vanessa da Silva, 28 anos, fez imagens no celular e o aparelho registrou que, às 11h37, o menino já tinha sido atendido. Outro rapaz que pediu para não ser identificado, por sua vez, disse que, neste período do ano, há desovas de tartarugas na praia de Piedade e isso eventualmente atrai os tubarões. A desova se dá entre setembro e março.
 

Banhista é mordido por tubarão na praia de PiedadeFoto: Alexandre Aroeira / Folha de Pernambuco

Este é o segundo caso de ataque de tubarão em Pernambuco com um intervalo inferior a 30 dias. No último dia 20 de fevereiro, um surfista de 32 anos foi mordido por um tubarão na praia Del Cifre, em Olinda, na RMR. Neste domingo, inclusive, as pessoas lá estavam mais cautelosas a entrar no mar. Desde 1992, quando se registrou o primeiro caso em Pernambuco, houve 76 ocorrências, sendo 66 no continente e outras 10 na Ilha de Fernando de Noronha envolvendo tubarões no Estado.

Veja também

Governo define seis cidades de Pernambuco como prioritárias para apoio técnico no combate à fome
ALIMENTA CIDADES

Governo define seis cidades de Pernambuco como prioritárias para apoio técnico no combate à fome

Oito pessoas são denunciadas por morte de lutador de MMA no Rio
BRASIL

Oito pessoas são denunciadas por morte de lutador de MMA no Rio

Newsletter