Saúde

Associação que assiste doentes de fígado completa 21 anos nesta terça (24); conheça a Apaf

A Associação Pernambucana de Apoio aos Doentes de Fígado (Apaf) assiste hepáticos de todo o Brasil

Apaf precisa de doações para continuar as atividadesApaf precisa de doações para continuar as atividades - Foto: Ray Evllyn

Associação Pernambucana de Apoio aos Doentes de Fígado (Apaf), que funciona dentro do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC), comemora 21 anos nesta terça-feira (24). A instituição assiste pacientes de vários estados do Brasil com doenças hepáticas, transplantados e suas famílias. Em média, são 16 mil atendimentos por ano, com 149 transplantes realizados em 2020 e 2021 na Unidade de Transplante de Fígado (UTF/HUOC), um dos maiores programas de transplante de órgãos do país. Na última sexta-feira (20/05), a equipe da instituição fez o primeiro transplante de fígado do estado, realizado em razão da hepatite misteriosa que já acomete crianças e adolescentes de todo o mundo.

“Nosso trabalho é voltado para dar suporte socioassistencial e assistência em saúde de pacientes ligados à Unidade de Transplante de Fígado (UTF), que necessitam de tratamento, aguardam em fila de transplante e que já estão transplantados. Também temos uma casa de acolhimento onde essas pessoas podem se hospedar, garantimos refeições e todo apoio necessário. São 20 pessoas por dia entre pacientes e acompanhantes”, explica o hepatologista e presidente emérito da Apaf, Cláudio Lacerda.

Mãe de Antônio Gustavo, de apenas cinco anos, e que já teve o fígado transplantado, dona Eliete de Souza, que mora no Maranhão, fala do apoio que recebeu na casa de acolhimento da Apaf durante o processo de transplante do filho, que foi realizado na capital pernambucana.

Eliete e seu filho Antônio Gustavo são assistidos pela ApafNaturais do Maranhão, Eliete e o filho Antônio são assistidos pela Apaf, no Recife

“Não conhecia ninguém aqui no Recife e os profissionais da casa de acolhimento nos deram todo o apoio necessário. Se não fosse essa assistência não teríamos como realizar o procedimento e meu filho certamente não estaria mais aqui conosco”, agradece Eliete.

Hepatite misteriosa

Os médicos cirurgiões da Apaf Américo Gusmão e Cláudio Lacerda foram os responsáveis pelo transplante de fígado de uma adolescente de 14 anos, natural do município de Ibimirim, no Sertão pernambucano, na última sexta-feira (20/05). Ela foi submetida ao procedimento devido a complicações da hepatite misteriosa que tem acometido crianças e adolescentes em todo o mundo. Foi o primeiro caso de transplante registrado em Pernambuco. A Apaf está dando suporte a adolescente e seus familiares, além de disponibilizar equipes multidisciplinares para acompanhamento do caso.

Manutenção das atividades

Para manter suas atividades, a Apaf depende de doações de pessoas físicas e jurídicas. Quem puder, também pode doar roupas, sapatos e acessórios para o bazar que a organização mantém aberto de segunda a sexta, das 8h às 16h.

Como Doar:
Banco Santander, Ag. 4020, C/C: 130.000.11-8
Banco do Brasil, Aq. 3243, C/C: 10.108-7
CNPJ: 04.833.011/0001-03
Chave Pix: 04833011000103
Informações e contatos: [email protected] ou (81) 3184.1244 | (81) 99649-0114.

Veja também

Governo define seis cidades de Pernambuco como prioritárias para apoio técnico no combate à fome
ALIMENTA CIDADES

Governo define seis cidades de Pernambuco como prioritárias para apoio técnico no combate à fome

Oito pessoas são denunciadas por morte de lutador de MMA no Rio
BRASIL

Oito pessoas são denunciadas por morte de lutador de MMA no Rio

Newsletter