Recife

Feminicídio: mulher é encontrada morta com mãos e pés amarrados em apartamento na Iputinga

Vítima também tinha cordão amarrado no pescoço

Corpo foi achado em apartamento na rua Gaspar PerezCorpo foi achado em apartamento na rua Gaspar Perez - Foto: Reprodução/Google Street View

Uma mulher de 39 anos foi encontrada morta dentro de um apartamento no bairro da Iputinga, na Zona Oeste do Recife, na noite dessa quarta-feira (28). O crime ocorreu na rua Gaspar Pérez, transversal da avenida Caxangá, umas das principais da cidade.

O principal suspeito pela morte de Amanda Silva Pedrosa é um chef de cozinha que ela conheceu através de um aplicativo de relacionamento e com quem se relacionava há cerca de um mês. 

De acordo com a Polícia Civil de Pernambuco, o caso foi registrado pela Força Tarefa de Homicídios na Capital como feminicídio consumado. O caso está em investigação pela 2° Delegacia de Polícia de Homicídios. Até o momento, o suspeito não foi preso pelo crime. 

Amanda foi achada em cima da cama com as mãos e os pés amarrados e um cordão no pescoço - por isso, há suspeita de morte por asfixia. 

A mulher era natural do município de Carpina, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, e trabalhava como projetista. Ela estava no Recife desde setembro, onde tinha um apartamento que costumava passar algumas temporadas.

Há cerca de um mês, a jovem conheceu um rapaz através de um aplicativo de relacionamento, mas havia rompido a relação. Insatisfeito, o homem teria pedido para conversar com Amanda a fim de reatar, e o encontro foi marcado para a terça-feira (27), no apartamento da vítima, quando o suspeito teria cometido o crime.

Ao chegarem no apartamento, familiares de Amanda apontaram a ausência de pertences pessoais da vítima, como o computador, carro, celular e televisão, o que pode ter sido usado pelo suspeito como forma de despistar as investigações

Professora e pesquisadora na área de violência contra a mulher, Daniela Bruto era amiga pessoal de Amanda e salientou a dor de acompanhar um crime tão brutal cometido contra uma pessoa próxima. “Está sendo extremamente doloroso pois isso não é só sobre Amanda ou sobre alguém que eu amo. É sobre alguém que, como mulher, vive essa ditadura do medo”, lamentou.

"As investigações foram iniciadas e seguem até esclarecimento do crime", disse a polícia, em nota. 

O corpo da mulher foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) do bairro de Santo Amaro, área central da capital pernambucana, onde familiares aguardavam a liberação na manhã desta quinta-feira (29).

Velório e sepultamento de Amanda serão em Carpina.

Feminicídios em Pernambuco
De acordo com o balanço mais recente da Secretaria de Defesa Social (SDS-PE), os feminicídios em Pernambuco somam 63 ocorrências de janeiro a novembro. No mesmo intervalo do ano anterior, foram 81 casos. 

Os dados oficiais do governo indicam que os feminicídios caíram 40% no Estado em novembro deste ano em relação ao mesmo mês do ano passado. Houve três vítimas, duas a menos do que no 11º mês de 2021.

A SDS também constatou baixa de 8,8% nos homicídios com vítimas do sexo feminino em Pernambuco, considerando todas as motivações para esses crimes. Ocorreram 207 homicídios de mulheres entre janeiro e novembro deste ano, enquanto nesses 11 meses de 2021 foram 227. Isoladamente em novembro, a redução foi de 16 para 15 mortes violentas de mulheres, ou -6,3%.

Veja também

Lula assina declaração com EUA, Argentina e mais 14 países pedindo libertação de reféns do Hamas
POSICIONAMENTO

Lula assina declaração com EUA, Argentina e mais 14 países pedindo libertação de reféns do Hamas

Cachorro morre após falha no transporte de companhia aérea; animal foi encontrado sem vida em SP
negligência

Cachorro morre após falha no transporte aéreo; animal foi encontrado sem vida em SP

Newsletter