Crítica

'O Esquadrão Suicida' atende às expectativas com sequência muito superior ao primeiro filme

Longa-metragem do diretor James Gunn, que estreia nesta quinta-feira (5), é ousado e anárquico

Filme "O Esquadrão Suicida"Filme "O Esquadrão Suicida" - Foto: Divulgação/Warner Bros

Há muitas expectativas depositadas em “O Esquadrão Suicida”, que estreia hoje nos cinemas brasileiros. A principal delas - compartilhada pelos fãs da DC e pela própria Warner - é de que o filme apague o fracasso retumbante de seu predecessor. A boa notícia é que o novo longa-metragem supera as mais otimistas previsões.



O filme de James Gunn é exatamente uma continuação do desastroso “Esquadrão Suicida”, lançado em 2016. O inventivo diretor e roteirista (que já negocia sua volta para a Marvel) conduziu um ousado reboot, guiado pelo trabalho realizado nos quadrinhos pela dupla John Ostrander e Luke McDonnell. O resultado é uma versão completamente nova e melhorada do grupo no cinema.

A premissa segue a mesma. Criminosos de alta periculosidade são recrutados pelo governo dos Estados Unidos, com a promessa de terem suas penas reduzidas. Para isso, eles precisam encarar uma missão extremamente perigosa na isolada ilha Corto Maltese. Após aplicar um golpe militar, o novo comando da fictícia nação latino-americana ameaça utilizar um misterioso experimento contra os norte-americanos.


Alguns personagens do filme anterior foram reciclados nesta nova produção. Viola Davis volta a interpretar Amanda Waller, a implacável recrutadora dos vilões. Joel Kinnaman e Margot Robbie também retomam, respectivamente, os papéis do coronel Rick Flag e da tresloucada Arlequina. Novos anti-heróis se unem ao grupo. Embora Idris Elba (Sanguinário) e John Cena (Pacificador) apareçam como líderes da trupe, há bastante espaço para os coadjuvantes brilharem em cena. Destaque para a portuguesa Daniela Melchior (Caça-Ratos 2) e o hilário Tubarão-Rei, criação em CGI dublada por Sylvester Stallone.

Alice Braga e “Quem Tem Joga”

A brasileira Alice Braga também faz uma participação como chefe de uma guerrilha armada que oferece ajuda aos supervilões. Um detalhe curioso, aliás, deve surpreender o público do Brasil. Composta por John Murphy, a trilha sonora do longa traz a música “Quem Tem Joga”, da rapper Drik Barbosa, em conjunto com Gloria Groove e Karol Conká. A canção surge em uma cena dentro de uma boate e embala um momento de tensão na trama.

Não seria exagero apontar “O Esquadrão Suicida” como uma das melhores adaptações da DC para a linguagem cinematográfica. O segredo de James Gunn talvez esteja em não dar a mínima para a necessidade de construir um universo compartilhado para os personagens dos quadrinhos. Seu foco está em produzir uma obra autoral e autêntica, com liberdade para ousar e ir além do que os filmes do gênero costumam fazer.

Banho de sangue 

Sem medo de chocar os espectadores, o cineasta entrega um longa-metragem engraçado e anárquico, com altas doses de violência, além de sexo, nudez e humor ácido. Mas não espere o tom sombrio adotado pela versão anterior. Na visão de Gunn, banhos de sangue vêm acompanhados por um visual colorido e músicas animadas. O diretor abraça a bizarrice sem medo de ser feliz. Claro que a intenção não é ser levado a sério e é isso que faz com que a experiência seja tão recompensadora para quem assiste. 

Veja também

Gravações de filme de Eddie Murphy deixam vários feridos
Eddie Murphy

Gravações de filme de Eddie Murphy deixam vários feridos

Personal conta que ficou com Gracyanne seis meses e diz que sofre com 'zoação': 'Isso tudo é cruel'
Traição

Personal conta que ficou com Gracyanne seis meses e diz que sofre com 'zoação': 'Isso tudo é cruel'

Newsletter