Gripe

Pernambuco confirma mais duas mortes por influenza A H3N2; total de casos passa de 200

Vacina contra gripeVacina contra gripe - Foto: Marconi Meireles/ Folha de Pernambuco

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) confirmou, nesta quinta-feira (23), mais duas mortes por influenza A H3N2, o que elevou o total de óbitos registrados no Estado para três. O primeiro foi divulgado pela pasta na última segunda-feira (20).

Segundo a secretaria, as duas mortes foram de uma mulher de 69 anos e um homem de 24 anos, ambos com histórico de comorbidades

Além disso, o Estado notificou outros 179 casos positivos de influenza, sendo 174 de A H3N2 e cinco com amostras não subtipadas. 

O total de registros subiu para 222, sendo um deles pelo critério clínico-epidemiológico. Desse total, 28 (12,6%) apresentaram quadro de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag). As análises foram realizadas no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-PE).

A mulher de 69 anos que morreu começou a apresentar sintomas - tosse e falta de ar - no dia 8 de dezembro. Segundo a SES-PE, ela tinha hipertensão e diabetes e estava internada desde a última sexta-feira (17) na UTI do Hospital de Referência à Covid-19 - unidade Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, vindo a falecer na segunda-feira (20).

Já o homem de 24 anos que faleceu tinha sobrepeso e hipertensão. De acordo com a família, ele possuía histórico recorrente de busca por serviço de saúde por causa da pressão alterada. 

O início dos sintomas dele foi em 14 de dezembro, com quadro de febre, tosse, falta de ar. A morte ocorreu na última quinta-feira (16), no Hospital Municipal Carozita Brito, em Ipojuca, no Litoral Sul de Pernambuco.   

"Estes números só reforçam a circulação comunitária da influenza A H3N2 em Pernambuco e a necessidade de reforço nos cuidados, especialmente com uso da máscara. Precisamos, neste momento, de uma atenção redobrada com as crianças, idosos e pessoas com comorbidades severas, que são grupos com maior risco para agravamento pela influenza", afirma a secretária executiva de Vigilância em Saúde da SES-PE, Patrícia Ismael. 

Estatísticas
O recorte de ocorrências de A H3N2 indica que 65,8% envolviam pessoas entre 20 e 49 anos. No quesito sexo, 53,4% são do sexo masculino e 46,6% do feminino. 

Os municípios de ocorrência da H3N2 são: Araripina (1), Cabo de Santo Agostinho (7), Camaragibe (2), Camocim de São Félix (1), Carpina (1), Caruaru (12), Catende (1), Igarassu (5), Ipojuca (3), Itambé (1), Itapissuma (10), Jaboatão dos Guararapes (18), Moreno (2), Olinda (19), Paulista (9), Recife (119), Vitória de Santo Antão (2), Ribeirão (1), Santa Terezinha (1), Serra Talhada (1) e Timbaúba (1).

As cinco ocorrências da influenza A não subtipada são da Ilha de Itamaracá (1), Recife (3) e São Lourenço da Mata (1).

Veja também

PM reage a assalto no bairro do Curado e atira contra casal suspeito; um morre e outro é preso
Região Metropolitana

PM reage a assalto no bairro do Curado e atira contra casal suspeito; um morre e outro é preso

Vangelis, compositor da trilha sonora de 'Blade Runner', morre aos 79 anos
Luto

Vangelis, compositor da trilha sonora de 'Blade Runner', morre aos 79 anos