COVID-19

Vacina da Pfizer protege 70% dos casos graves da ômicron, diz estudo sul-africano

O estudo se baseia nos resultados de 78.000 testes PCR obtidos entre 15 de novembro e 7 de dezembro

Vacina da Pfizer/BioNTechVacina da Pfizer/BioNTech - Foto: Hélia Scheppa/Arquivo/SEI

A vacina do laboratório americano Pfizer é globalmente menos eficaz contra a ômicron, mas protege contra 70% dos casos graves, segundo um estudo apresentado nesta terça-feira (14) e realizado na África do Sul, onde foi detectada a nova variante do coronavírus em novembro.

Esta nova variante da Covid-19 levanta muitas questões. Segundo as primeiras observações dos cientistas, embora seja mais transmissível, seu alto número de mutações levanta dúvidas sobre sua resistência às vacinas. 

O estudo, elaborado pela maior agência de seguros de saúde privados do país, a Discovery, com cientistas do Conselho Sul-Africano de Pesquisa Médica (SAMRC, em inglês), se baseia nos resultados de 78.000 testes PCR obtidos entre 15 de novembro e 7 de dezembro.

"A segunda dose da vacina Pfizer apresenta uma eficácia de 70% na redução das hospitalizações", declarou durante coletiva de imprensa pela internet o presidente da Discovery, Ryan Noach. Esta vacina tinha, até agora,  93% de eficácia nos casos graves

De forma geral, "a eficácia da vacina é sensivelmente menor quando há um número elevado de casos breves entre as pessoas vacinadas", acrescentou Noach. Este estudo mostra uma eficácia de 33% contra o risco de contágio, quando há muitas reinfecções, por 80% contra a variante delta.

"A gravidade dos casos é 25% menor que os da primeira onda" da pandemia, afirmou o doutor Cheryl Cohen, do Instituto Nacional de Doenças Transmissíveis (NICD), que participou do estudo.

A presidente da SAMRC (uma organização pública de pesquisa médica), Glenda Gray, considera os resultados "extremamente animadores", já que "a vacina foi desenvolvida para proteger das hospitalizações e mortes".

"Apesar de haver casos menos graves, os sistemas de saúde poderiam ficar saturados pela quantidade de casos, devido à rápida expansão da ômicron", alertou Noach.

A África do Sul vivencia um aumento exponencial dos casos desde o surgimento da ômicron. Seriam 90% dos positivos. O país é o mais afetado do continente pela epidemia, com 3,1 milhões de casos e mais de 90.000 mortes

Pouco mais de 25% dos 59 milhões de sul-africanos estão totalmente vacinados, muito mais do que no restante do continente, mas ainda longe do resto do mundo.

A África do Sul administra as vacinas da Johnson & Johnson e Pfizer (20 milhões de doses desta última foram injetadas). Além disso, o governo anunciou que vai aplicar uma terceira dose a partir de janeiro. 

Veja também

Taiwan promete remover 760 estátuas do ditador chinês Chiang Kai-shek
MUNDO

Taiwan promete remover 760 estátuas do ditador chinês Chiang Kai-shek

Deputados do Tennessee, nos EUA, aprovam lei que permite professores armados nas salas de aula
ESTADOS UNIDOS

Deputados do Tennessee, nos EUA, aprovam lei que permite professores armados nas salas de aula

Newsletter