Chuvas em Pernambuco

Dom Fernando Saburido realiza missa campal no Jardim Monte Verde

Arcebispo escolheu realizar celebração em frente ao local onde morreram 11 pessoas de uma mesma família

Missa campal celebrada no Jardim Monte VerdeMissa campal celebrada no Jardim Monte Verde - Foto: Ed Machado/Folha de Pernambuco

Nos olhos de Maria de Lourdes da Silva, era possível ver uma mistura de tristeza e vazio. Há uma semana, ela perdia a nora e os três netos de uma só vez depois que uma barreira desabou no Jardim Monte Verde, no Ibura. Ao todo, 11 pessoas da sua família morreram em consequência da maior tragédia já registrada em Pernambuco por causa das chuvas: 128 mortos. E foi em homenagem a todos eles que o arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, celebrou uma missa de 7º dia, neste sábado (4).

O local escolhido foi, justamente, o Jardim Monte Verde, em frente ao local do desabamento que tirou a vida dos 11 parentes de Maria de Lourdes. “Para falar a verdade, até agora a ficha não caiu. Não sei como eu vou conseguir”, desabafou ela. “Foi exatamente aqui que aconteceu a tragédia maior, sobretudo, a família que perdeu 11 pessoas. Tem muito sentido estarmos aqui, nesse local de desafio para rezar por todos aqueles que partiram e também para aqueles que estão desabrigados que chega a quase 10 mil pessoas”, explicou Dom Fernando Saburido antes do início da missa. 
 

A celebração começou com uma procissão da imagem de Santa Luzia vinda da paróquia localizada na mesma rua. Ao lado do arcebispo, estavam dois bispos e diversos padres. Os moradores puderam se sentar em cadeiras colocadas embaixo de toldos. Logo no início, foram lidos os 128 nomes dos mortos da tragédia. Em frente ao altar montado no meio da rua, o cenário deixava claro o que tinha acontecido ali: muita lama e restos dos imóveis que foram destruídos pelo desabamento.

“Não é a violência que vai resolver as situações. Não são armas que resolvem problemas. Mas sim essa mensagem de paz. A paz esteja convosco. Quantos testemunhos e palavras comoventes temos escutado ao longo da semana. Pessoas sofridas porque perderam tudo e, sobretudo, perderam pessoas. Que esta celebração seja a expressão do nosso amor para cada um desses irmãos”, disse Dom Fernando durante a missa.

O arcebispo ainda fez questão de registrar o apoio financeiro anunciado pelo Papa Francisco – que, ele ressaltou, respondeu com muita presteza à carta enviada pelo próprio Dom Fernando relatando a situação no Estado.

O valor divulgado da doação foi de 30 mil euros. Quem também falou durante a celebração foi o padre Marcelo Marques Júnior, vigário episcopal do Jardim Monte Verde. “Diante da dor e de tanto sofrimento, nasceram sinais de esperança das pessoas que vinham trazendo doações ou de quem ajudou nas buscas”, reforçou.

 

Veja também

Governo define seis cidades de Pernambuco como prioritárias para apoio técnico no combate à fome
ALIMENTA CIDADES

Governo define seis cidades de Pernambuco como prioritárias para apoio técnico no combate à fome

Oito pessoas são denunciadas por morte de lutador de MMA no Rio
BRASIL

Oito pessoas são denunciadas por morte de lutador de MMA no Rio

Newsletter