SEMANA DO BEBÊ

10ª Semana do Bebê do Recife começa neste domingo (21); veja progamação completa

Show de abertura acontece no Marco Zero, a partir das 15h, e programação segue com atividades e apresentações até o próximo domingo (28)

Semana do Bebê do Recife conta com apresentação do Mágico Rodrigo LimaSemana do Bebê do Recife conta com apresentação do Mágico Rodrigo Lima - Foto: Paulo Melo/PCR

Leia também

• Bolsa Família turbinado eleva em 38% ganho dos mais pobres e evita piora na desigualdade, diz IBGE

• Bolsa Família chega a quase um quinto dos lares e atinge níveis recordes, diz IBGE

A festa de abertura da 10ª Semana do Bebê do Recife acontece neste domingo (21), a partir das 15h, no Marco Zero, no bairro do Recife. O evento é gratuito e conta com apresentações do Mundo Bita, Ilana Ventura, Carol Levy e Mágico Rodrigo Lima. As atividades serão encerradas no domingo (28), com programação nos bairros de Boa Viagem e Setúbal, por meio das ações do Viva Recife nos Bairros, a partir das 13h, e no Marco Zero, com apresentações artísticas no palco principal e atividades infantis.

Uma cidade para a primeira infância é o tema desta edição, que ressalta o olhar especial da capital pernambucana para esta etapa da vida. A Semana do Bebê tem o objetivo de reforçar a importância das ações, projetos e programas voltados para a primeira infância, faixa etária que vai do nascimento aos seis anos de idade.

Instituída em lei, a Semana do Bebê do Recife, importante estratégia de mobilização social, completa uma década de prioridade ao fortalecimento de políticas públicas no âmbito da educação, saúde, assistência social, direitos humanos, e entre outras, além de oportunizar o resgate do afeto e elos familiares e sociais como estimuladores do desenvolvimento infantil.

 “Com a temática deste ano, a gente pensa em englobar diversas áreas que são trabalhadas na área da primeira infância, como saúde, educação, assistência social e segurança cidadã, por exemplo. Então, Recife é uma cidade que se prepara e se projeta não apenas nessa questão urbanística, mas também com outras diretrizes que fazem com que a polícia pública da primeira infância se propague”, destaca Luciana Lima, secretária executiva da Primeira Infância do Recife.

A abertura da 10ª Semana do Bebê do Recife contará com apresentação do Mundo BitaProgramação
A edição comemorativa da Semana do Bebê 2024 conta com uma programação extensa e diversa, distribuída em 950 atividades que serão realizadas até o dia 28 de abril. Para a festa de abertura, no coração da cidade, além dos shows programados no palco principal, a Prefeitura do Recife preparou também exposição do Programa Mãe Coruja; com fraldário, área de vacinação contra a influenza, ações no Laboratório Itinerante de Formação da Primeira Infância, brinquedos infláveis e feirinha literária.

“Com muita alegria comemoramos os dez anos da Semana do Bebê. Recife é uma cidade que cuida da primeira infância, e esse cuidado vai desde a gestão até os princípios mais importantes, como vagas em creche, acompanhamento e estímulo para desenvolvimento infantil, vacinação e espaços urbanos. Sem dúvidas, esta agenda anual, reafirma o compromisso do prefeito João Campos com a pauta da primeira infância”, ressalta o secretário de Educação do Recife, Fred Amancio.

Segunda-feira:
A programação é pensada especialmente para as crianças e entre os destaques estão as brincadeiras exploratórias com foco na autonomia, experiências, descobertas, afeto e brincar livre. Essas atividades promovidas pela Secretaria Municipal da Segurança Cidadã acontecem na segunda-feira (22), na Bebeteca do Compaz Dom Hélder Câmara, a partir das 10h.

A agenda da segunda também contempla uma roda de conversa educativa sobre amamentação com foco na conscientização e dúvidas sobre a importância e os benefícios da amamentação. A ação da Secretaria de Saúde será na Maternidade Professor Barros Lima, às 10h.

Terça-feira:
Na terça-feira (23), às 11h, a recém-inaugurada Biblioteca Dr. Joaquim Suassuna, na passarela do Pina, recebe a contação de histórias para a primeira infância, uma atividade lúdica de inserção do bebê no mundo da literatura. A ação será coordenada pela Secretaria Municipal da Segurança Cidadã.

No período da tarde, às 14h, uma oficina de contação de histórias com Mari Bigio, acontece no Laboratório Itinerante de Formação da Primeira Infância, no bairro da Várzea. A atividade será coordenada pela Secretaria de Educação, por meio da Secretaria Executiva da Primeira Infância.

Quarta-feira:
Já na quarta-feira (24), às 9h, sob a coordenação do gabinete da vice-prefeita, Isabella de Roldão, a Secretaria de Inovação Urbana realiza a pintura de um mural na Creche Escola do Pilar. Em seguida, às 14h, na Upinha Fernanda Wanderley, rodas de conversa sobre maternidade, paternidade e a construção do afeto familiar; diferentes configurações familiares e a importância da rede de apoio familiar; e construção do vínculo através da interação lúdica serão realizadas pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas.

Também na quarta-feira, no mesmo horário, no Tá Aprumado do Habitacional Campo de Vila, a Secretaria de Inovação Urbana promove uma tarde de ativação sensorial, com o objetivo de proporcionar às crianças uma nova experiência, através de atividades que estimulam os sentidos e a imaginação no espaço urbano.

Uma cidade para a Primeira Infância é o tema da 10ª Semana do Bebê do RecifeQuinta-feira:
Para a quinta-feira (25), a Secretaria de Educação, por meio da Secretaria Executiva da Primeira Infância, preparou uma oficina para as famílias e responsáveis sobre a importância da vacinação para as crianças, na Creche Eduardo Campos, a partir das 7h. Às 8h, no Posto de Saúde da Família (PSF) de Apipucos, a Secretaria de Saúde do Recife promove uma roda de conversa sobre o uso de telas no desenvolvimento infantil e sugestões de atividades que possam promover este desenvolvimento.

Durante a tarde, também na quinta-feira, às 14h, na USF Chão de Estrelas, a Secretaria de Saúde do Recife ministra a atividade de arte gestacional com foco na pintura de barriga de gestantes.

Sexta-feira:
Na sexta-feira (26), às 8h30, na Escola de Formação de Educadores do Recife Professor Paulo Freire, a Secretaria de Educação, por meio da Gerência de Alfabetização e Letramento, Educação Infantil e Anos Iniciais, promove o Seminário da Educação Infantil com o tema “As relações dos bebês e das crianças com a natureza: explorar como direito de aprendizagem”.

Na sequência, no Compaz Paulo Freire, às 9h30, o Procon Recife coordena a oficina Consumo Consciente: minha fruta favorita, que consiste em uma mesa expositiva de frutas que possibilita o estímulo dos cinco sentidos da criança, através das diferentes características das frutas, como nome, cor, textura e sabor. Encerrando a programação deste dia, a Secretaria de Segurança Cidadã organiza, às 16h, um piquenique literário na Praça da Lua, localizada ao lado da Biblioteca Doutor Joaquim Suassuna, na passarela do Pina.

Sábado:
No sábado (27), a partir das 9h, no edifício sede da Prefeitura do Recife, a Secretaria de Educação e o Promorar realizam a posse das crianças do Comitê das Crianças. O comitê tem o objetivo de promover a cidadania e participação social desde a infância; é um projeto piloto que sorteou 13 crianças da comunidade Dancing Days para debater as ações da gestão municipal para o seu território.

Domingo:
As atividades da 10ª Semana do Bebê do Recife serão encerradas no domingo (28). A programação contemplará os bairros de Boa Viagem e Setúbal, por meio das ações do Viva Recife nos Bairros, a partir das 13h, e o Marco Zero, no bairro do Recife, com apresentações artísticas no palco principal e atividades infantis.

Curso da primeira infância
Integrando a programação da edição comemorativa de dez anos da Semana do Bebê do Recife, a Secretaria de Educação, por meio da Secretaria Executiva da Primeira Infância, em parceria com a Associação Nacional das Universidades Particulares (ANUP) e a Fundação Van Leer, lança o curso “O desenvolvimento na primeira infância”.

O lançamento será no Seminário da Educação Infantil, na sexta-feira (26). O curso estará disponível para todos os profissionais que trabalham com a Primeira Infância na modalidade EaD, através da Unidade Virtual de Cursos à distância do Recife (UNIREC), com carga horária de 40h.

O curso tem como objetivo promover reflexões sobre a importância dos vínculos afetivos, cuidados e proteção; compartilhar conceitos sobre primeira infância, política pública e direitos; contribuir com informações da Neurociência e a relevância dos 1000 dias de vida; identificar práticas, desafios e cuidados necessários para o desenvolvimento pelo na primeira infância. 

Semana do Bebê do Recife
Há dez anos, a Prefeitura do Recife, em uma parceria importante com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), promove a Semana do Bebê do Recife, que completa uma década de celebrações em 2024; priorizando essas políticas públicas e colocando a primeira infância como uma das maiores prioridades da gestão municipal.A programação completa da Semana do Bebê 2024 está disponível no site educ.rec.br/semanabebe/

 

Programação Compaz
As redes Compaz e Bibliotecas pela Paz, vinculadas à Secretaria de Segurança Cidadã do Recife (SESEC), contarão com atividades que acontecerão de manhã e à tarde e durarão toda a semana. 

A participação no evento é gratuita, com algumas atividades cujas turmas já foram fechadas e outras abertas ao público. Para estas, basta chegar na hora, sem a necessidade de inscrição prévia.

"A Semana do Bebê é um marco para a cidade, momento em que todos reiteramos a importância da primeira infância como projeto de sociedade. Desse modo, a Rede Compaz e as Bibliotecas pela Paz se engajam integralmente nas ações da semana, com foco nas na construção de um futuro melhor para nossas crianças!", afirma Paulo Moraes, secretário de Segurança Cidadã do Recife.

Confira a programação oferecida pelas redes Compaz e Bibliotecas pela Paz:

22/04
Biblioteca Dr. Joaquim Suassuna - Brincadeira é coisa séria com atividades sensoriais - 16h - ABERTA
Biblioteca Clarice Lispector - Compaz Dom Hélder Câmara - Brincar livre e estímulos sensoriais - 10h - ABERTA
Biblioteca Clarice Lispector - Compaz Dom Hélder Câmara - Brincar livre e estímulos sensoriais - 14h - ABERTA
Bibilioteca do Compaz Paulo Freire - Como contar histórias para meu bebê? - 15h e 16h30
Compaz Paulo Freire - Ciranda do afeto - 14h - ABERTA
Compaz Paulo Freire - A importância dos primeiros 100 dias do bebê - 14h - ABERTA

23/04
Biblioteca Dr. Joaquim Suassuna - Contação de histórias para a primeira infância - 10h - ABERTA
Compaz Eduardo Campos - Oficina de consumo consciente para a primeira infância - 09h30 - FECHADA
Compaz Eduardo Campos - Funcional kids - 15h - FECHADA
Compaz Eduardo Campos - Aula de robótica kids - 9h e 14h - FECHADA
Compaz Eduardo Campos - Oficina de musicalização infantil - 14h - FECHADA
Compaz Dom Hélder Câmara - Arte gestacional - 14h - FECHADA
Biblioteca Afrânio Godoy - Compaz Eduardo Campos - Brincar livre e estímulos sensoriais - 10h - FECHADA

24/04
Biblioteca Dr. Joaquim Suassuna - Brincadeira é coisa séria com atividades sensoriais - 16h - ABERTA
Compaz Miguel Arraes - Oficina de Alimentação inclusiva para Cuidadores de crianças com Restrição Alimentar - 10h - ABERTA
Compaz Dom Hélder Câmara - Jogos e brincadeiras - 15h - ABERTA  
Compaz Eduardo Campos - Biblioteca Afrânio Godoy - A criança e o brincar - 10h - ABERTA
Compaz Eduardo Campos - Oficina de shantala - 14h - FECHADA - FECHADA
Compaz Eduardo Campos - Aula de robótica kids - 09h e 14h - FECHADA
Compaz Dom Helder Câmara - Oficina de shantala - 14h - FECHADA
Biblioteca Clarice Lispector - Compaz Dom Hélder Câmara - Brincar livre e estímulos sensoriais  -10h - ABERTA
Biblioteca Clarice Lispector - Compaz Dom Hélder Câmara - Brincar livre e estímulos sensoriais  - 14h - ABERTA
Biblioteca do Compaz Paulo Freire - Oficina de contação de histórias para mães e cuidadores - 10h - FECHADA
Biblioteca Carlos Percol - Compaz Ariano Suassuna - Oficina de shantala - 09h - FECHADA
Compaz Paulo Freire - Oficina de shantala - 8h30 - FECHADA

25/04
Biblioteca Dr. Joaquim Suassuna - Contação de histórias para a primeira infância - 10h - ABERTA
Biblioteca Clarice Lispector - Compaz Dom Hélder Câmara - Brincadeira é coisa séria - 14h - FECHADA
Biblioteca Carlos Percol - Compaz Ariano Suassuna - Palestra com mães e bebeteca (Brincar livre e estímulos sensoriais) - 14h - ABERTA
Compaz Dom Hélder Câmara - Oficina consumo consciente: minha fruta favorita! - 09:30 - ABERTA
Compaz Miguel Arraes - Aula de judô para a primeira infância - 14h30 - ABERTA
Biblioteca Clarice Lispector - Compaz Dom Hélder Câmara - Brincar livre e estímulos sensoriais - 10h - ABERTA
Biblioteca do Compaz Paulo Freire - Oficina de contação de histórias para mães e cuidadores - 15h e 16h30  - FECHADA  
Biblioteca Afrânio Godoy - Compaz Eduardo Campos - Roda de conversa com as mães e atividades na bebeteca - 10h - FECHADA
Biblioteca Afrânio Godoy - Compaz Eduardo Campos - Bebeteca - 10h - FECHADA

26/04
Compaz Miguel Arraes - Aulão de alongamento/relaxamento para cuidadores familiares de crianças de primeira infância - 16h - ABERTA
Biblioteca Dr. Joaquim Suassuna - Piquenique literário na praça da Lua - 16h - ABERTA
Compaz Paulo Freire - Oficina consumo consciente: Minha fruta favorita! - 10h - ABERTA
Compaz Dom Hélder Câmara - Roda de desenvolvimento infantil para pais e cuidadores - 14h - FECHADA
Biblioteca Popular de Casa Amarela - Contação de histórias - 10h - ABERTA

Endereços:
Compaz Ariano Suassuna: Av. Gen. San Martin, 1208 - Cordeiro, Recife
Compaz Eduardo Campos:  Av. Aníbal Benévolo, S/N - Alto Santa Terezinha, Recife
Compaz Paulo Freire: Ladeira da Cohab, 10 - Ibura, Recife
Compaz Miguel Arraes: Av. Caxangá, 653 - Madalena, Recife
Compaz Dom Hélder Câmara: R. Lourenço de Sá, 140 - Ilha Joana Bezerra, Recife
Biblioteca Popular de Casa Amarela: R. Maj. Afonso Leal, sn - Casa Amarela
Biblioteca Dr. Joaquim Suassuna: Avenida Herculano Bandeira, S/N - Pina (antiga passarela do Pina)

Veja também

Zelensky se prepara para grande ofensiva no norte e leste da Ucrânia enquanto Rússia avança
Mundo

Zelensky se prepara para grande ofensiva no norte e leste da Ucrânia enquanto Rússia avança

Mais de 50 mortos por inundações no oeste do Afeganistão
Mundo

Mais de 50 mortos por inundações no oeste do Afeganistão

Newsletter