Logo Folha de Pernambuco
Opinião

131 anos do MPPE: Uma instituição em permanente transformação para melhor defender a sociedade

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) chega aos 131 anos marcado pela independência, indivisibilidade, unidade e também pela capacidade de transformação. A faculdade de se manter evoluindo para adequar-se às demandas apresentadas pela sociedade ao longo do tempo o fez resistir com maestria no cumprimento de suas funções essenciais de defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis.

A ideia de renovar para avançar pode parecer estranha aos olhos de alguns que veem na área jurídica a ideia de dureza e austeridade. No entanto, o que é preciso ser compreendido e o MPPE mostra ter absorvido bem é que novos tempos trazem novas questões e, com elas, a necessidade de adaptar-se para atendê-las.

Não é possível imaginar que uma instituição estática desde a sua criação, em 1891,  pudesse acompanhar os anseios de uma sociedade que se vê diante de novos desafios a cada dia. A transformação, que preserva firmes os princípios institucionais do MP, passa muito mais pela valorização do diálogo entre as instituições e a aproximação com a sociedade. O uso da tecnologia a favor da celeridade e até mesmo a readequação de espaços físicos. O MPPE avança ao longo da história e segue cumprindo seu papel constitucional de defender a cidadania, a ordem jurídica e o regime democrático.


*Procurador-geral de Justiça de Pernambuco


- Os artigos publicados nesta seção não refletem necessariamente a opinião do jornal. Os textos para este espaço devem ser enviados para o e-mail [email protected] e passam por uma curadoria para possível publicação.

Veja também

Newsletter