Diversidade

18ª Parada da Diversidade de Pernambuco resgatará memória de ativistas

Com o tema 'Ontem, hoje e sempre. Resistir para libertar', evento acontece no dia 15 de setembro, em Boa Viagem

Fórum LGBT, na AlepeFórum LGBT, na Alepe - Foto: Léo Malafaia/Folha de Pernambuco

"Ontem, hoje e sempre. Resistir para libertar". Este será o tema da 18ª Parada da Diversidade de Pernambuco, marcada para o dia 15 de setembro, na avenida Boa Viagem, Zona Sul do Recife. Os detalhes do evento foram divulgados pelo Fórum LGBT, na manhã desta sexta-feira (28), na Assembleia Legislativa do Estado (Alepe).

A homenageada deste ano será a trans Barbara Finsking, de 48 anos. Com 12 trios elétricos, a concentração do evento será a partir das 9h, no Parque Dona Lundu. O desfile começa às 12h, com encerramento previsto para as 17h30, na Padaria Boa Viagem. Haverá ainda apresentações em palco montado no Dona Lindu.

Leia também:
No dia do Orgulho, a luta ainda é para poder viver
Faixas de pedestre viram arco-íris em celebração ao Orgulho LGBT


Para a presidente da Articulação e Movimento para Travestis e Transexuais de Pernambuco (Amotrans), Chopelly Santos, a Parada da Diversidade de Pernambuco é um momento de visibilidade política e celebração do orgulho LGBTQI+. Trata-se de uma estratégia de luta e fortalecimento das ações de enfrentamento da homofobia e da promoção da livre expressão da sexualidade.

"Falar do 'Ontem, hoje e sempre' é resgatar a memória das ativistas que fizeram que essa política hoje acontecesse, falar da geração atuante de hoje e quem estarão no futuro dando continuidade a esse legado. A Parada nunca veio tão bonita, apesar do brilho dos outros anos, como nesta edição, resgatando a história e incentivando as pessoas a levarem o legado que as figuras históricas deixaram"' disse Chopelly, que também é uma das coordenadoras do Fórum LGBT.

Veja também

Rússia nega recusa da Sputnik V e diz que Anvisa pediu mais dados
Vacina

Rússia nega recusa da Sputnik V e diz que Anvisa pediu mais dados

Domingo de banhistas contrariando uso de máscaras em praias, mas sem aglomeração com sons
Praias

Domingo de banhistas contrariando uso de máscaras em praias, mas sem aglomeração com sons