Diversidade

18ª Parada da Diversidade de Pernambuco resgatará memória de ativistas

Com o tema 'Ontem, hoje e sempre. Resistir para libertar', evento acontece no dia 15 de setembro, em Boa Viagem

Fórum LGBT, na AlepeFórum LGBT, na Alepe - Foto: Léo Malafaia/Folha de Pernambuco

"Ontem, hoje e sempre. Resistir para libertar". Este será o tema da 18ª Parada da Diversidade de Pernambuco, marcada para o dia 15 de setembro, na avenida Boa Viagem, Zona Sul do Recife. Os detalhes do evento foram divulgados pelo Fórum LGBT, na manhã desta sexta-feira (28), na Assembleia Legislativa do Estado (Alepe).

A homenageada deste ano será a trans Barbara Finsking, de 48 anos. Com 12 trios elétricos, a concentração do evento será a partir das 9h, no Parque Dona Lundu. O desfile começa às 12h, com encerramento previsto para as 17h30, na Padaria Boa Viagem. Haverá ainda apresentações em palco montado no Dona Lindu.

Leia também:
No dia do Orgulho, a luta ainda é para poder viver
Faixas de pedestre viram arco-íris em celebração ao Orgulho LGBT


Para a presidente da Articulação e Movimento para Travestis e Transexuais de Pernambuco (Amotrans), Chopelly Santos, a Parada da Diversidade de Pernambuco é um momento de visibilidade política e celebração do orgulho LGBTQI+. Trata-se de uma estratégia de luta e fortalecimento das ações de enfrentamento da homofobia e da promoção da livre expressão da sexualidade.

"Falar do 'Ontem, hoje e sempre' é resgatar a memória das ativistas que fizeram que essa política hoje acontecesse, falar da geração atuante de hoje e quem estarão no futuro dando continuidade a esse legado. A Parada nunca veio tão bonita, apesar do brilho dos outros anos, como nesta edição, resgatando a história e incentivando as pessoas a levarem o legado que as figuras históricas deixaram"' disse Chopelly, que também é uma das coordenadoras do Fórum LGBT.

Veja também

Caso Kiss: depoimentos prosseguem no sétimo dia de júriBoate Kiss

Caso Kiss: depoimentos prosseguem no sétimo dia de júri

'Construção do Reino de Deus': novo curso da UFRN choca estudantes de medicinaUFRN

'Construção do Reino de Deus': novo curso da UFRN choca estudantes de medicina