20ª Festa de Frei Damião começa nesta quinta

Programação da festa, que segue até o próximo domingo (27), começa com a celebração de uma missa na Igreja Nossa Senhora do Rosário, na avenida Herculano Bandeira, às 19h

Festa de Frei DamiãoFesta de Frei Damião - Foto: Drailton Gomes/Divulgação

A 20ª Festa de Frei Damião deve movimentar o bairro do Pina, na Zona Sul do Recife, a partir da próxima quinta-feira (24). A programação do evento, que segue até o próximo domingo (27), começa com a celebração de uma missa na Igreja Nossa Senhora do Rosário, na avenida Herculano Bandeira, às 19h, que contará com a presença do padre Antônio Maria. Após a celebração, haverá uma caminhada, às 20h30, até o Convento São Félix de Cantalice com benção do Santíssimo Sacramento. Segundo a assessoria de imprensa do evento, o trânsito na avenida Domingos Ferreira não será alterado por causa da festa.

Na sexta (25), as missas acontecerão às 6h, 11h e 17h, também no Convento de São Félix de Cantalice. No local, também acontecerão bênçãos, e os fiéis poderão se confessar.

No sábado (26), as celebrações serão às 6h e às 17h. Às 19h30, será realizada uma mesa redonda com o tema "Frei Damião, um apaixonado pela missão". A festa será encerrada no domingo (27), com um louvor do Padre Antônio Maria às 8h30. Também serão celebradas missas às 4h, 6h, 10h, 14h e 17h.

De acordo com Frei Thiago Santos, guardião do convento dos Capuchinhos, cerca de 100 mil romeiros de vários locais, principalmente do Nordeste, devem participar da festa. "Estamos esperando 20 ônibus de Juazeiro do Norte, no Ceará, além de romeiros da Paraíba, do Rio Grande do Norte e do interior de Pernambuco. O mais importante dessa festa é que possamos fazer uma experiência de Deus com os irmãos, expressões de fé, dias de oração, canto, louvor em nome de Frei Damião", disse.

Beatificação
Neste ano, é comemorado os 21 anos da morte do frade, além do processo de beatificação de Frei Damião, iniciado em 2003, quando os materiais dos milagres começaram a ser coletados oficialmente.

Em 2012, os documentos elaborados pela Arquidiocese de Olinda e Recife foram enviados ao Vaticano para serem analisados. Em fevereiro deste ano, o processo de beatificação de Frei Damião foi aprovado pela Comissão dos Cardeais em Roma, na Itália, conforme postulador da causa, Frei Jociel Gomes. O resultado desta nova etapa deve ser divulgado em cinco meses.

No caso de uma nova aprovação, o papa Francisco deve autorizar o decreto de venerável a Frei Damião. Com a comprovação de um milagre ocorrido, apos a morte do frade, ele poderá ser declarado beato e, com outro milagre, após a beatificação, ele será canonizado e inscrito no álbum dos santos.

Confira a programação:

24/05 (Quinta-feira)
19h30- Missa de Abertura (Igreja Matriz do Pina)
20h30- Caminhada em direção ao Convento São Félix com bênção do Santíssimo Sacramento.

25/05 (Sexta-feira)
Missas às 6h, 11h, e 17h
Confissões
Bênção de São Félix

26/05 (Sábado)
Missas às 6h e às 17h
19h30 – Painel “Frei Damião um apaixonado pela Missão” – Mesa redonda

27/05 (Domingo)
Missas às 4h, 6h, 10h, 14h e 17h
8h – Louvor com Padre Antônio Maria

Veja também

Pernambuco recebe mais 97 mil doses da vacina da Pfizer contra a Covid-19
Vacina

Pernambuco recebe mais 97 mil doses da vacina da Pfizer contra a Covid-19

Confira como ficam atividades e serviços com a flexibilização de restrições em Pernambuco
Plano de Convivência com a Covid-19

Confira como ficam atividades e serviços com a flexibilização de restrições em Pernambuco