53% dos alunos municipais na RMR vão a pé para a aula, aponta pesquisa

Pesquisa Origem Destino ouviu mais de 200 mil passageiros de ônibus na RMR

Francisco Papaléo fala na apresentação da pesquisaFrancisco Papaléo fala na apresentação da pesquisa - Foto: Julya Caminha/Folha de Pernambuco

Mais de 50% dos estudantes entre 15 e 53 anos das escolas municipais na Região Metropolitana do Recife (RMR) se deslocam para as aulas a pé. Esse dado foi apontado pela Pesquisa Metropolitana de Origem Destino feita pelo Instituto das Cidade Pelópidas Silveiras (ICPS) e apresentada na manhã desta quarta-feira (12) na Secretaria das Cidades do Recife, no bairro da Iputinga. "Para 53% desses alunos, a caminhada é o principal forma de transporte desses alunos”, afirmou o diretor executivo do ICPS, Sideney Schreiner.

A pesquisa, que ouviu 201.370 pessoas das 15 cidades da RMR, servirá para que os municípios da região possam elaborar seus próprios planos de mobilidade com melhor planejamento e de maneira mais eficaz de acordo com as necessidades da população. Segundo o secretário estadual das Cidades, Francisco Papaléo, o levantamento vai nortear o investimento do Plano de Mobilidade para as cidades da RMR. “Os municípios só receberão recursos para mobilidade se tiverem um plano municipal de mobilidade baseado 60% nessa pesquisa”.

A pesquisa foi realizada através de questionário online com mais de 200 perguntas e, por ter atingido um número expressivo de pessoas, é considerada, segundo o ICPS, a mais importante pesquisa de mobilidade urbana já realizada no país. A metodologia online utilizou apenas 20 pesquisadores presenciais, o que barateou os custos da pesquisa. “A partir do momento em que o entrevistado finalizava as respostas online, as informações iam direto para o nosso banco de dados", explicou o secretário.

O levantamento identificou os principais meios de locomoção utilizados atualmente e as principais dificuldades na mobilidade. A pesquisa apontou, por exemplo, que mais passageiros na RMR trocaram os ônibus públicos por carro e moto particulares. Em relação ao levantamento anterior, realizado em 2016, houve um aumento de 30% desse deslocamento do meio de transporte. Porém a pesquisa anterior havia sido realizada em número menor de municípios e tinham sido ouvidas cerca de 80 mil entrevistados.

Veja também

Vogue vai publicar nova capa com Kamala Harris após avalanche de críticas
Polêmica

Vogue vai publicar nova capa com Kamala Harris após avalanche de críticas

Joe Biden e Kamala Harris homenageiam 400 mil vítimas da Covid-19 no país
Estados Unidos

Biden e Kamala homenageiam 400 mil vítimas da Covid-19