A-A+

A 40 dias do desfile, começam preparativos para a saída do Homem da Meia-Noite

Com o intuito de avaliar questões estruturais, um grupo de trabalho composto por agentes do Corpo de Bombeiros, da Celpe, Polícia Militar e da prefeitura de Olinda se juntaram a representantes do Clube

Grupo de Trabalho do carnaval realiza vistoria nas ruas de OlindaGrupo de Trabalho do carnaval realiza vistoria nas ruas de Olinda - Foto: Arthur Mota / Folha de Pernambuco

A 40 dias do sábado de carnaval, os preparativos para o desfile do Homem da Meia-noite já começaram. Na manhã desta segunda-feira (13), foi realizada uma vistoria pelo percurso que será feito pelo calunga no sábado de Zé Pereira. Com o intuito de avaliar questões estruturais, um grupo de trabalho composto por agentes do Corpo de Bombeiros, da Celpe, Polícia Militar e da prefeitura de Olinda se juntaram a representantes da diretoria do Clube para garantir a segurança dos foliões.

Na vistoria foram verificadas as situações das vias, da rede elétrica, iluminação e de lugares onde serão realizados reparos. Os componentes do grupo de trabalho ainda avaliaram os pontos onde, possivelmente, serão instalados postos de atendimento médico, policial e de comércio. Para 2020, a novidade será a instalação de um posto médico nos Quatro Cantos, um dos pontos de maior concentração de foliões no período carnavalesco.

De acordo Cel. Érick Aprigio, do corpo de bombeiros e componente do grupo de trabalho delegado para assuntos relacionados ao carnaval, os ajustes necessários devem ser realizados pelos órgãos responsáveis até o dia 18 de fevereiro, quando será realizada uma nova vistoria. "Observamos questões que podem ser melhoradas e apontamos ajustes que servirão para além do carnaval", afirmou o bombeiro.

Leia também:
Homem da Meia-Noite vai desfilar ao som do Cordel, um dos homenageados
Calendário de prévias carnavalescas se intensifica a partir deste domingo
Com pedido de paz, Águas de Oxalá preparam Olinda para o carnaval

"Há pontos que precisam de uma atenção maior para que o fluxo de foliões seja mais tranquilo. O ordenamento dos ambulantes e o não estacionamento de veículos em algumas ruas é fundamental para que as pessoas possam brincar o carnaval com maior tranquilidade e sem grandes problemas. As ruas são estreitas e não podem ser ainda mais estreitadas. Além disso, as ambulâncias e postos médicos devem ser dispostos em lugares estratégicos", completou o responsável pela avaliação.

Em 2020, o Homem da Meia-Noite sai às ruas pela 89ª vez com o tema "Chover", que remete à canção homônima do grupo Cordel do Fogo Encantado, que, junto com o Maestro Oséas e Rogério Rangel, serão homenageados no desfile. Segundo o presidente do Homem da Meia-noite, Luiz Adolpho, o desfile do calunga teve um crescimento considerável em termos de público nos últimos anos. "Como é um desfile que acontece em ruas estreitas e em um horário especial, por isso, merece uma atenção especial", disse Adolpho.

"É um momento muito importante porque trata da segurança e do bem-estar dos foliões. Esperamos que no dia do desfile possamos fazer um cortejo tranquilo e cheio de emoção, como é característico do Homem da Meia-noite.

O percurso completo deve ser divulgado em coletiva no dia 6 de fevereiro.

Veja também

Boris Johnson, 'muito preocupado' com a COP26 por anúncios alarmantes da ONU
COP26

Boris Johnson, 'muito preocupado' com a COP26 por anúncios alarmantes da ONU

Covid-19: Brasil tem 21,73 milhões de casos e 605,8 mil mortes
Coronavírus

Covid-19: Brasil tem 21,73 milhões de casos e 605,8 mil mortes