A-A+

A era dos 'superidosos': a vida depois dos 80 anos

Ter mais de 80 anos e viver com saúde. Isso requer cuidados clínicos, convívio social e exercícios físicos. Pessoas da chamada quarta idade mostram que é possível

Leusa Santos, editora-chefe da Folha de PernambucoLeusa Santos, editora-chefe da Folha de Pernambuco - Foto: Alfeu Tavares/Folha de Pernambuco

Como viver mais e com saúde? Não há uma receita pronta e, sim, um conjunto de atitudes que, se tomadas e seguidas com disciplina, chega-se à quarta idade, ou chamada fase dos 'superidosos', muito bem obrigada. Estamos falando de homens e mulheres com mais de 80 anos que têm pela frente muita estrada para percorrer, pois a expectativa de vida aumentou, trazendo também o desafio de viver nessa nova idade de forma sadia, apesar das naturais limitações do corpo.

E o conjunto de atitudes, que falei no começo da nossa conversa, passa por boa saúde clínica, convívio social e familiar e exercícios físicos. Uma tríade indispensável para viver bem na chamada quarta idade. Especialistas discutem sobre a necessidade de termos essa rotina para um futuro de muitos anos pela frente. Você confere a reportagem em Zoom.

E por falar em vida saudável, não deixe de passar pelo caderno Sabores. A matéria intitulada “A fruta da vez” traz os benefícios do abacate para o organismo e as suas combinações na gastronomia. E algumas curiosidades também. Como, por exemplo, o uso das folhas para fazer chá. Ainda no caderno, saiba sobre vigorexia e ortorexia. São distúrbios alimentares muito ligados às exigências da vida moderna.

As novas regras do Governo Federal, que estabelecem normas mais rigorosas para a realização dos concursos públicos, não podem ser motivo de desânimo para os concurseiros. Muito pelo contrário. Em Concurso e Emprego, professores orientam que o aluno deve, sim, continuar os estudos e agora mais do que nunca.

Argumentos dos profissionais passam pela questão da necessidade de substituição em áreas do Governo Federal por conta de aposentadoria ou demanda de setores. E ainda há os certames estaduais, municipais e do Poder Judiciário. Portanto, estudar sempre!
Em Panorama, dois assuntos dominam o noticiário: Bolsonaro e Lula. O atual presidente vive às voltas com uma crise interna provocada pelo embate entre um dos filhos, o vereador Carlos Bolsonaro, e o vice-presidente, o general Mourão. Cientistas políticos e jurista falam sobre o desgaste que essa troca de farpas gera na governabilidade e na confiança do mercado.

No caderno você também lê a entrevista que o ex-presidente Lula concedeu em caráter exclusivo à Folha de S. Paulo e ao El País. Separamos por tópicos os assuntos. O petista falou sobre Sérgio Moro, Bolsonaro, a Lava Jato e a sua vida na prisão. 

Quer programação para este fim de semana? Tem jazz e blues até segunda-feira no shopping. É o RioMar Jazz Fest, que reúne diversas atrações, do jazz ao soul. Evento imperdível para os adeptos do estilo. Outra pedida é o roteirão de cinema, teatro e shows, além de dicas para TVs aberta, fechada e streaming.

Um ótimo fim de semana!

Veja também

Dia Mundial do Doador de Medula Óssea muda cores do Congresso Nacional
Doador de Medula

Dia Mundial do Doador de Medula Óssea muda cores do Congresso Nacional

Portugal reconhece certificados de vacinação emitidos pelo Brasil
Coronavírus

Portugal reconhece certificados de vacinação emitidos pelo Brasil