A magia do Carnaval pelo mundo

A tradição vai além de nossas fronteiras e faz parte do calendário de diversas cidades pelo mundo

As pessoas olham para a bóia do Rei Carnaval de Nice como desfila nas ruas de Nice, na FrançaAs pessoas olham para a bóia do Rei Carnaval de Nice como desfila nas ruas de Nice, na França - Foto: Valery Hache/AFP

Há quem diga que o Carnaval é uma festa exclusivamente brasileira. Um ledo engano. A tradição vai além de nossas fronteiras e faz parte do calendário de diversas cidades pelo mundo, como Veneza, na Itália, Nice, na França, Basel, na Suiça, Colônia, na Alemanha, New Orleans, nos Estados Unidos, Quebec, no Canadá.

Daí, talvez, a mistura de música, cores, brilho, bebidas, e por quê não um “abraçar” aos prazeres da vida. E se a história nos remete ao velho continente, o secular Carnaval de Veneza nos transpõe aos antigos bailes de máscaras e fantasias, que desfilam no Grande Canal, entre as ruas estreitas, sendo a apoteose, um grande passeio na Praça de São Marco.

São 18 dias de folia, que só termina dia 28. Para este ano, o tema das celebrações é a “feira das vaidades”, que tornou-se um bom pretexto para que os venezianos e turistas voltem a esconder-se atrás das máscaras.
Tão tradicional quanto Veneza, a Nice, na riviera francesa também oferece um festival de magia e animação, com um desfile de bonecos gigantes, como o do presidente dos EUA, Donald Trump, a figura mais lembrada pelos carnavalescos franceses. Para todos os ritmos, gostos e culturas, agora, é cair na folia e vestir sua fantasia nesta que é a grande festa pagã do planeta.

Veja também

Aberta à população, primeira reunião do ano do Comam ocorre nesta quinta-feira
Meia Ambiente

Aberta à população, primeira reunião do ano do Comam ocorre nesta quinta-feira

Técnica de enfermagem é presa por furto de vacina contra a Covid no Rio
Rio de Janeiro

Técnica de enfermagem é presa por furto de vacina contra a Covid no Rio