Faltosos

Abstenção em provas do SSA 1 e SSA 2 chega a 11% e 10,10%, respectivamente, diz UPE

O percentual equivale a 2.850 faltosos de 25.907 inscritos no SSA 1 e a 1.989 de 19.687 no SSA 2

Estudantes fizeram a primeira parte das provas do SSA 1 e 2 neste domingo (5)Estudantes fizeram a primeira parte das provas do SSA 1 e 2 neste domingo (5) - Foto: Arthur Mota/ Folha de Pernambuco

O primeiro dia de provas do Sistema Seriado de Avaliação (SSA) da Universidade de Pernambuco (UPE), que aconteceu nesse domingo (5), registrou abstenção de 11% entre os candidatos inscritos na 1ª fase do processo de seleção, e 10,10% entre os da 2ª fase.

O percentual equivale a 2.850 faltosos de 25.907 inscritos no SSA 1 e a 1.989 de 19.687 no SSA 2. As provas foram aplicadas em 12 municípios de Pernambuco, além do arquipélago de Fernando de Noronha.

Na 1ª fase, o polo com o maior percentual de faltosos foi Paudalho, na Zona da Mata, e o com menor taxa de abstenção foi Fernando de Noronha. Não houve nenhuma eliminação por porte de aparelhos eletrônicos ou qualquer outro motivo. Três candidatos realizaram provas em regime especial por estarem infectados com Covid-19.
 

Já na 2º fase, o município com o maior percentual de faltosos foi Serra Talhada, no Sertão, e o menor foi Fernando de Noronha. Um candidato foi eliminado por porte de celular no local de testes, em Boa Viagem, na Zona Sul, e dois candidatos precisaram realizar provas em regime especial por estarem infectados com Covid-19.

Nesse primeiro dia, os inscritos tiveram que responder 44 questões distribuídas entre Língua Portuguesa, Matemática, Física, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol) e Filosofia.

O segundo dia de provas para os estudantes do 1º e 2º ano do ensino médio acontece no próximo domingo, 12 de dezembro.  Os inscritos terão que responder a 46 questões, distribuídas entre as disciplinas de Biologia, Química, História, Geografia e Sociologia.

Os horários dos testes seguem os mesmos do primeiro dia: das 8h15 às 12h15, para os que realizarão o SSA 1, e das 14h30 às 18h30 para os que farão o SSA 2. Os estudantes terão quatro horas para responder as questões e poderão sair das salas após três horas de início dos testes.

Os candidatos de ambas as etapas precisam apresentar o cartão de confirmação impresso, disponível no site do processo seletivo, documento oficial com foto e caneta esferográfica azul ou preta. O desempenho individual dos estudantes será divulgado até o dia 8 de abril de 2022.

Estudantes do 3º ano do ensino médio realizarão o SSA 3 nos dias 19 e 20 de dezembro, pela manhã. O SSA é uma das formas de ingresso nos cursos de graduação da Universidade de Pernambuco e é realizado ao longo dos três anos do ensino médio. 

Veja também

Após pressão de usuários, Twitter anuncia novo recurso para combater fake news no Brasil
FAKE NEWS

Após pressão de usuários, Twitter anuncia novo recurso para combater fake news no Brasil

Chile anuncia mudanças no isolamento e gestão da pandemia por variante ômicronVariante ômicron

Chile anuncia mudanças no isolamento e gestão da pandemia por variante ômicron