Saúde

Academias da Cidade retomaram aulas presenciais; veja onde marcar

As práticas esportivas presenciais já estão liberdas em oito polos

As atividades físicas presencias estão sendo retomadas de forma gradualAs atividades físicas presencias estão sendo retomadas de forma gradual - Foto: Cortesia Secretaria de Saúde do Recife

As aulas presenciais de ginástica em oito polos do Programa Academia da Cidade (PAC) foram retomadas, nessa terça-feira (22), pela Prefeitura do Recife. Inicialmente, as aulas acontecem em dois dias da semana, em horários alternados para comportar aproximadamente dez pessoas. Além disso, outros oitos polos passaram a fazer avaliação física para os novos usuários dessa essa segunda-feira (21).

“A retomada é segura e programada, sempre obedecendo todos os cuidados. Os polos são todos sanitizados, passando por uma desinfecção diária, logo no início da manhã, além do uso da máscara durante todo o período dos exercícios. A gente recomenda que os usuários levem mais de uma máscara para serem trocadas caso fique úmida”, pontua o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia. 

Cada turma tem cerca de dez alunos em uma aula de até 40 minutos. Contudo é necessário um agendamento prévio - a presença nos espaços só será permitida no horário marcado para a prática esportiva. “As turmas ficaram menores para que possa ser respeitado o distanciamento social em cada polo, além da disponibilidade do álcool pra higienização das mãos”, afirma Jailson. Quem é aluno antigo deve agendar diretamente com o professor, já os novos alunos devem comparecer ao polo para marcar o horário.

De acordo com o secretário de Saúde, a atividade física pode ser retomada com segurança na cidade do Recife. “Considerando que, nós estamos há mais de quatro meses com queda sustentada e persistente dos casos graves e óbitos em nossa cidade”, comenta.

Os polos que já estão atendendo com aulas presencias são: da Praça Miguel de Cervantes (Ilha do Leite), Chié (Campo Grande), Parque da Jaqueira, Praça da Várzea, Praça Alfredo Pinto (Areias), Brasília Teimosa, Vasco da Gama e Vila dos Milagres (Ibura).

Os 42 polos da Academia da Cidade estão retomando suas atividades presenciais de forma gradual. As unidades do Coque, Ilha do Joaneiro (Campo Grande), Ermírio de Moraes (Casa Forte), Engenho do Meio, Praça do ABC (Mustardinha), Morro da conceição, Ipsep e Ibura estão realizando avaliação física de forma agendada.

Para evitar riscos à saúde, todos os alunos, profissionais do PAC ou colaborador que apresentarem sintomas gripais, como febre, tosse, espirro, moleza no corpo ou dor de cabeça, serão orientados a voltar para casa e acionar o Atende em Casa ou alguma unidade de saúde da PCR para avaliação clínica. As recomendações para os alunos que fazem parte do grupo de risco (idosos e pessoas com comorbidades) são para que continuem participando das aulas de forma remota com aulas ao vivo e/ou gravadas, a depender da avaliação do profissional da PAC. 

Para que os alunos não ficassem sem atividades físicas no período da pandemia, os professores de educação física promoviam, no perfil do PAC no Instagram (@pacrecife), aulas de diversas modalidades, como práticas corporais, dança do ventre, step, ginástica com objetos, além de fazerem lives que discutem assuntos relacionados à vida saudável, entrevistas com convidados da área da saúde e atendimentos individuais a distância e reuniões entre as equipes de forma virtual. Os conteúdos também podem ser acessados através do site ou aplicativo Atende em Casa (www.atendeemcasa.pe.gov.br).

A equipe do Programa Academia da Cidade também grava, desde o início da pandemia, conteúdo para o aplicativo Movimenta Recife, em parceria com os profissionais da Secretaria Executiva de Esportes. Em julho, a Prefeitura do Recife entregou mais de 150 tablets aos profissionais do PAC, para melhorar o acompanhamento remoto dos alunos. Somente no ano passado, os mais de 150 profissionais do PAC fizeram mais de 600 mil atendimentos nos 42 polos da Academia da Cidade espalhados pelo Recife - mais de 50 mil atendimentos por mês. 

 Confira os horários das aulas nos polos que retomaram as aulas presenciais a partir desta terça (22):
- Polo Ilha do Leite - Praça Miguel de Cervantes - Próximo ao Hospital Esperança - Terça e quinta: 5h30, 6h, 6h30, 7h;
- Polo da Praça do Chié - Av. Agamenon Magalhães, Campo Grande - Perto do Tacaruna - Terça e quinta: 5h40, 6h40, 7h40, 17h, 17h50;
- Polo da Praça da Jaqueira - Terça e quinta: 6h10, 7h, 16h30, 17h10, 18h, 18h40;
- Polo Várzea - Praça Pinto Damaso - Av. Afonso Olindense - Quinta e sexta: 6h, 6h30 e 7h | Terça e quinta: 17h e 17h45;
- Polo Praça das Lavadeiras - Praça Alfredo Pinto, Rua Palmares, Areias - Terça e quinta: 6h e 6h40;
- Polo Brasília Teimosa - Av. Brasília Formosa - Terça e quinta: 5h45, 6h30;
- Polo Um Por Todos - Vasco da Gama - Terça e quinta: 6h, 6h30;
- Polo Vila dos Milagres - Rua Dalva de Oliveira, s/n, Ibura - Terça e quinta: 5h30.
 
Confira a lista dos polos que começaram a fazer avaliação física, a partir desta segunda (21): 
- Polo Coque - Próximo à passarela do viaduto Joana Bezerra
- Polo Ilha do Joaneiro - Av. Agamenon Magalhães, Campo Grande - Próximo ao antigo Unicordis
- Polo Ermírio de Moraes – Centro Médico Ermírio de Moraes, Avenida 17 de Agosto, s/n° - Casa Forte
- Polo Engenho do Meio - Praça Arnaldo Assunção
-  Polo Praça do ABC - Av. Gonçalves Luz - Mustardinha
- Polo Praça do Ipsep - Praça da Sudene, Avenida Senador Robert Kennedy
- Polo Morro da Conceição - Praça Nossa Senhora da Conceição
- Polo do Ibura - Av. Pernambuco s/n, Ibura

Veja também

A 8 dias da eleição, Senado dos EUA confirma juíza ultraconservadora para a Suprema Corte
internacional

A 8 dias da eleição, Senado dos EUA confirma juíza ultraconservadora para a Suprema Corte

Brasil atinge 5,4 milhões de casos da Covid-19
boletim

Brasil atinge 5,4 milhões de casos da Covid-19