Ação alerta para prevenção da doença renal crônica no Recife

Público conta com o apoio de uma equipe multidisciplinar de nefrologia, médicos, enfermeiros, nutricionistas psicólogos e assistentes sociais

Ação de alerta sobre a importância de prevenção da doença renal crônica no Sítio da Trindade, em Casa AmarelaAção de alerta sobre a importância de prevenção da doença renal crônica no Sítio da Trindade, em Casa Amarela - Foto: Rafael Furtado/Folha de Pernambuco

Uma ação de conscientização sobre a importância da prevenção da doença renal crônica, acontece na manhã desta quarta-feira (7), no Sítio da Trindade, em Casa Amarela, na Zona Norte do Recife. O evento marca o Dia Mundial do Rim, que é comemorado mundialmente toda segunda quinta-feira do mês de março, e este ano juntou-se ao Dia Mundial da Mulher. A ação é realizada pela Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) - Regional Pernambuco.

Na ocasião, o público conta com o apoio de uma equipe multidisciplinar de nefrologia, médicos, enfermeiros, nutricionistas psicólogos e assistentes sociais. Além disto, recebem orientações sobres os fatores de risco e prevenção da doença. São oferecidos também serviços de aferição de pressão arterial e glicemia capilar.

Leia também:
Sociedade de Nefrologia comemora Dia da Mulher e Dia do Rim no Sítio da Trindade, nesta quarta
Esteatose Hepática: uma doença muitas vezes negligenciada

A ação é realizada pelo quarto ano no Recife, afirmou a médica nefrologista Maria de Fátima Carvalho, presidente da Regional Pernambuco da SBN. "Estamos aqui para trabalhar a prevenção da doença renal. Este ano, especificamente o tratamento da mulher, já que o Dia do Rim coincide com o Dia Internacional da Mulher. As mulheres fazem parte do grupo de risco", disse.

Entre os fatores de risco para a predisposição para a doença renal estão diabetes, hipertensão, obesidade, infecções urinárias e doenças imunológicas, como o lúpus. "Estamos esclarecendo sobre essas doenças e é imprescindível que se preste atenção nos rins, pois essas são doenças silenciosas. Como o rim é um órgão vital, precisamos realizar a prevenção", colocou Maria de Fátima.

A costureira Janete Félix, de 59 anos, tem pressão baixa e foi ao evento no Sítio da Trindade. "Estou com umas dores na barriga e fiz vários exames, mas nada apareceu. Vi que ia ter esses exames de rins e vim fazer. É sempre importante cuidar da saúde", afirmou.

A nutricionista Paula Cely destaca que o evento busca atingir o máximo de pessoas possíveis, conscientizando-as a cuidar de seus rins. "A cada dia que passa, com essa vida moderna que nós levamos, temos nos preocupado muito pouco com nossa saúde e nossa alimentação. Principalmente com a ingestão de líquidos, o que prejudica os rins", disse. "Os rins funcionam com até 30% da capacidade, o que faz com que seja silencioso. As mulheres vêm sendo mais afetadas pelas doenças renais, em torno de 195 milhões de casos em todo o planeta.

Veja também

Em ofensiva contra aborto, governo estabelece em diretriz o direito à vida desde a concepção
Aborto

Em ofensiva contra aborto, governo estabelece em diretriz o direito à vida desde a concepção

Suspeito de matar ator de 'Chiquititas' e os pais dele fez documento falso no Paraná, diz polícia
Crime

Suspeito de matar ator de 'Chiquititas' e os pais dele fez documento falso no Paraná, diz polícia