Notícias

Ação celebra aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos com serviços gratuitos

A ação acontece das 8h às 12h desta terça (10) no Centro de Organização Comunitária do bairro de Chão de Estrelas

Ação celebra 71 anos da DUDHAção celebra 71 anos da DUDH - Foto: Vinícius Lucena

A fim de celebrar os 71 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, um evento oferece diversos serviços gratuitos para a população do bairro de Chão de Estrelas, na Zona Norte do Recife. A ação, organizada pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) e pela organização Cáritas Brasileira, acontece das 8h às 12h desta terça-feira (10) no Centro de Organização Comunitária do bairro.

Serão disponibilizados serviços de emissão de 2ª via de identidade, certidão de nascimento, casamento e óbito; orientação jurídica e psicossocial; assistência do Procon, da Compesa e Celpe, que irão renegociar dívidas, do Detran e de outros órgãos. Também estão sendo oferecidos serviços de beleza e cuidados pessoais como SPA para rosto e mãos, cortes de cabelo, aferição de pressão arterial e testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite.

Segundo o secretário executivo de Direitos Humanos, Diego Barbosa, as ações práticas colaboram com o “resgate da cidadania e com a promoção da dignidade das pessoas”. “Teremos outras ações em outras localidades daqui para o fim do ano, mas o cidadão que não puder comparecer à uma delas pode procurar atendimento no Balcão de Direitos”, afirmou o secretário. O Balcão de Direitos, sediado na Rua Djalma Farias, 250, no bairro do Torreão, emite documentos gratuitamente.

Para aproveitar a oportunidade, Edivânia Lima, 38, chegou às 3h da manhã e conseguiu uma das primeiras fichas para emitir a segunda via da identidade da filha Nicole, 13. “Estava esperando essa oportunidade faz um tempo, fui algumas vezes na lan house para tentar agendar a emissão da identidade mas não consegui. Quando soube da iniciativa, corri pra não perder”, disse Edivânia. “Ainda vou em casa buscar meu outro filho pra cortar o cabelo.”

Leia também:
Recife, Goiana, Itamaracá, Lagoa de Itaenga e Paulista recebem Balcão de Direitos
Jornada de Direitos Humanos promove mais de 80 atividades visando aos direitos das minorias

José Barros, 56, estava há um ano sem a carteira de identidade e também aproveitou o evento para tirar a segunda via. “É uma iniciativa importante porque tem muita gente que está precisando, como eu, e não tem condições”, disse José.

Inaugurado em novembro, o Núcleo de Mediação Comunitária de Conflitos de Chão de Estrelas surgiu de uma parceria entre a SJDH e a Cáritas Brasileira e oferece serviços de mediação de conflitos. “São espaços nos quais as pessoas da comunidade são convidadas a dialogar e resolver os conflitos através do diálogo. Essas iniciativas colaboram com a diminuição da violência e promovem a cultura de paz”, afirmou o secretário .

De acordo com a coordenadora da Cáritas, Roseane Ferreira, as ações realizadas na comunidade têm sido positivas. “São iniciativas que colaboram para que haja um resgate da cidadania, principalmente de pessoas menos favorecidas”, afirma Roseane.

Veja também

Epidemiologista acredita que ainda 'é cedo' para falar de epidemia de varíola dos macacos
Varíola dos macacos

Epidemiologista acredita que ainda 'é cedo' para falar de epidemia de varíola dos macacos

Acumulado de chuvas das últimas 24h no Recife é o terceiro maior dos últimos 50 anos, diz prefeito
RECIFE

Acumulado de chuvas das últimas 24h no Recife é o terceiro maior dos últimos 50 anos, diz prefeito