Ação distribuirá 494 mil EPIs para a rede pública de saúde

A distribuição é organizada pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe)

Entregas dos EPIs para os hospitaisEntregas dos EPIs para os hospitais - Foto: Divulgação/ Amupe

Para reforçar a proteção dos profissionais de Saúde que estão na linha de frente do combate ao coronavírus, a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) distribuirá 494 mil Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), destinados ao abastecimento dos hospitais municipais do Estado. Álcool gel, aventais, toucas, sapatilhas, luvas, óculos cirúrgicos e máscaras estão entre os itens enviados pelo Governo do Estado.

A distribuição dos lotes começou nesta terça-feira (7), nos municípios da Região Metropolitana do Recife, que pela proximidade enviarão equipes para a retirada do material na sede da Amupe, localizada no bairro de Jardim São Paulo, Zona Oeste do Recife. A distribuição para todos os 184 municípios do estado, que são divididos em Gerências Estaduais de Saúde (Geres), seguirá o princípio da isonomia, seguindo o critério da proporcionalidade da população.

Leia também:
Recife anuncia aquisição de 1 milhão de EPIs para profissionais de saúde
Governo faz ofensiva contra soltura de presos devido ao coronavírus
Humberto propõe mudanças no Enem para ajudar estudantes afetados pela pandemia


"Naturalmente, tendo em vista a crise mundial, os itens encaminhados são insuficientes para atender as nossas expectativas e as demandas no combate ao novo coronavírus", disse o presidente da Amupe, José Patriota. Segundo ele o material recebido não cobre quantidade usada semanalmente pelo estado, que são 100 mil máscaras, 150 mil pares de luvas e 50 aventais.

Para os municípios do interior do Estado, está sendo montada uma logística de entrega especial. Cada secretário de Saúde das cidades receberá diretamente da Amupe. A organização vai entregar os equipamentos na farmácia básica da cada município sede da Geres, e o município integrante de cada gerência enviará uma equipe pré-cadastrada pela Amupe para retirar os materiais.

Atualmente, 17 municípios pernambucanos estão com casos confirmados do novo coronavírus, são eles: Recife (221 casos), Jaboatão dos Guararapes (24 casos), Olinda (18 casos), Cabo de Santo Agostinho (6 casos), Camaragibe (10 casos), Paulista (8 casos), São Lourenço da Mata (14 casos), Lagoa do Carro (1 caso), Paudalho (4 casos), Palmares (2 caso), Belo Jardim (1 caso), Caruaru (3 casos), Cachoeirinha (1 caso), Petrolina (3 casos), Ipubi (1 caso), Goiana (2 caso) e Aliança (1 caso).

Acompanhe a cobertura em tempo real da pandemia de coronavírus

 

Veja também

Menina morre asfixiada na Itália ao participar de desafio no TikTok
"Desafio do apagão"

Menina morre asfixiada na Itália ao participar de desafio no TikTok

Nível crítico nas barragens do Estado faz Compesa mudar calendário de abastecimento de água na RMR
Abastecimento

Nível crítico nas barragens do Estado faz Compesa mudar calendário de abastecimento de água na RMR