A-A+

Maio Amarelo

Ação educativa do Detran-PE aplica 'multa moral' por desrespeito a vagas de idosos

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), estacionar o veículo nas vagas reservas às pessoas com deficiência ou idosos, implica numa infração gravíssima

Foto: Divulgação / Detran-PE

Uma ação educativa do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE), que integra as atividades do Maio Amarelo, foi realizada nos shoppings Recife e Patteo., neste final de semana. Os agentes envolvidos na campanha detectaram que as vagas reservadas para idosos, nem sempre são respeitadas. Nos dois centros de compras foram emitidas 86 “multas morais” (registro simbólico com informações educativas e sem valor legal), neste sábado (15) e domingo (16). O Maio Amarelo é um movimento em prol da conscientização de segurança no trânsito, que este ano aborda “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”.

A equipe da Coordenadoria de Educação para o Trânsito do Detran-PE aplicou 28 multas morais no Shopping Patteo e 58 no shopping Recife. Outro ponto observado, é que alguns motoristas até estavam na vaga correta, porém sem a credencial devida. Junto com a Multa Moral, quem não respeitou a legislação encontrou no para-brisa uma mãozinha com o polegar para baixo, como sinal de reprovação.     

Além disso, os educadores do Detran-PE constataram que os motoristas costumam respeitar os espaços específicos para cadeirantes. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), estacionar o veículo nas vagas reservas às pessoas com deficiência ou idosos, implica numa infração gravíssima. A multa é de R$ 293,47 com sete pontos na carteira de habilitação. 

Já os condutores que utilizaram as vagas de forma correta somaram 188, sendo 85 no Patteo e 103 no Shopping Recife. No caso deles, o para-brisa estava marcado com o sinal de legal, como incentivo à boa conduta. As ações vão ocorrer durante todos os finais de semana de maio em shoppings da Região Metropolitana do Recife. No próximo final de semana, dias 22 e 23, será a vez do Shopping Camará, em Camaragibe, e do Plaza, no Recife. No Camará, a ação vai contar com a participação da Guarda Municipal de Camaragibe, que estará atualizando as credenciais ou tirando novas.

Durante todo o trabalho, as equipes do Detran-PE, estão usando equipamentos de proteção individual, utilizando álcool 70% e respeitando a distância recomendada, conforme as normas sanitárias. De acordo com o diretor-presidente do Detran-PE, Roberto Fontelles, com a multa moral “Estamos despertando a consciência dos motoristas para o respeito ao próximo e um trânsito mais cidadão”.

Além dos Shoppings Recife e Patteo, a ação já foi desenvolvida nos shoppings Rio Mar e Tacaruna, e estão previstas para o Plaza, Camará, Costa Dourada e Guararapes, alternadamente nos finais de semana do dia 22 ao dia 30 de maio. Nas praças de alimentação, os centros de compras também estarão divulgando vídeos alusivos ao Maio Amarelo. Durante o mês, o Shopping Recife vai iluminar o prédio com as cores da campanha.

#DetranPEMaioAmarelo

Veja também

Aos 83 anos, morre o arquiteto Ruy Ohtake, filho da artista Tomie Ohtake
Luto

Aos 83 anos, morre o arquiteto Ruy Ohtake, filho da artista Tomie Ohtake

Ensino a distância conquista adeptos e aumenta após fim de restrições
Educação

Ensino a distância conquista adeptos e aumenta após fim de restrições