Meio ambiente

Ação em shopping no Recife conscientiza e faz coleta de lixos elétricos e eletrônicos

Até a quinta-feira (19), um ponto de coleta de material reciclável estará funcionando no Plaza Shopping

Lixo eletrônico Lixo eletrônico  - Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil

Em alusão ao Dia Internacional da Reciclagem, celebrado nesta terça-feira (17), está sendo realizado do Plaza Shopping, em Casa Forte, na Zona Norte do Recife, uma ação de coleta e conscientização do descarte correto do lixo eletrônico.

Até a quinta-feira (19), um ponto de coleta de material reciclável estará funcionando no piso E1 do edifício garagem do mall, das 12h às 18h.

No espaço, a população poderá deixar equipamentos elétricos e eletrônicos, como CPUs, notebooks, nobreak, estabilizadores, monitores, fontes, HDs, cabos de força, eletrodomésticos, carregadores, celulares, tablets, impressoras, leitores de CD/DVD, placas e lâmpadas de led, entre outros materiais.

A ação acontece em parceria com a Prefeitura do Recife. Na ocasião, a cada dois itens entregues, o cidadão receberá uma muda de planta (ornamental ou medicinal), produzida no Jardim Botânico do Recife, ou uma garrafinha de 300 ml de biofertilizante.


Os materiais recolhidos serão encaminhados para a sede da Saga Consultoria, que vai fazer o tratamento e a destinação final dos resíduos e reverter os créditos para a ONG Sempre Viva, que realiza ações assistenciais, projetos socioambientais e profissionalização de pessoas carentes.

A Prefeitura do Recife lembra que muitas substâncias contidas em materiais eletrônicos podem permanecer no solo por séculos, contaminando o meio ambiente, e que alguns materiais nobres como ouro, prata, cobre, platina e metais raros, encontrados nos equipamentos do tipo, podem ser reutilizados para fabricar outros eletrônicos.

Veja também

Ginecologista suspeito de abusar sexualmente de pacientes em PE e SP é preso em Arcoverde
Polícia

Ginecologista suspeito de abusar sexualmente de pacientes em PE e SP é preso em Arcoverde

Homem de 19 anos é preso suspeito de matar ex-namorada asfixiada no bairro de Prazeres, em Jaboatão
Feminicídio

Homem é preso suspeito de matar ex-namorada asfixiada no bairro de Prazeres