ENEM

Ação liquida taxa de inscrição do Enem para quem não conseguiu pagar

Grupo Mulheres do Brasil Recife faz a ligação entre quem precisa realizar o pagamento e quem quer ajudar

Cartão de prova do EnemCartão de prova do Enem - Foto: Agência Educa Mais Brasil

Leia também

• Ainda sem data, Enem recebe 6,2 milhões de inscrições

• Internet não chega a 34% dos alunos da rede pública que fizeram Enem

• Enem 2020: maioria dos candidatos é oriunda de escola pública, revela balanço do MEC

O prazo para pagamento da taxa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acaba nesta quarta-feira (10), mas estudantes que ainda não conseguiram pagar o boleto podem solicitar ajuda de algumas entidades sociais que se manifestaram em prol da educação. Em Pernambuco, o Grupo Mulheres do Brasil Recife (@grupomulheresdobrasilrecife) está se prontificando para pagar o boleto de inscritos que ainda não conseguiram liquidar o valor da inscrição. 

O prazo de pagamento da inscrição do exame foi prorrogado em 12 dias por conta do alto número de inscritos que não liquidaram o boleto. A taxa, no valor de R$ 85,00, não foi paga por cerca de 300 mil inscritos. Por isso, algumas movimentações pontuais surgiram para ajudar estudantes que não conseguiram arcar com a taxa.

A ação em Pernambuco foi estimulada pelo movimento Pretos no Enem, que surgiu no Ceará, com a iniciativa de pagar inscrições de estudantes que ainda não o tinham feito. "Tem dois dias que nós tomamos conhecimento  do movimento 'Pretos no Enem' e entramos em contato com eles para ajudar também", explicou Simone Monte Teixeira, uma das líderes de núcleo Recife do Grupo Mulheres do Brasil. 

De acordo com Simone, qualquer estudante que tiver um boleto ainda não pago da taxa de inscrição pode entrar em contato com o grupo pelo instagram e solicitar o pagamento. "A gente entende que a transformação para um país como o Brasil depende inteiramente da educação. O estudante que não fez o pagamento até hoje é por que não teve condições, teoricamente ele já teria até perdido a oportunidade, se não fosse o adiamento", contou. 

"Qualquer estudante que entrar em contato com a gente, enviando esse boleto, vamos pagar o mais rápido possível, com todo um esquema que montamos para atender todos", explicou Simone. A página do instagram do grupo se tornou uma ponte de ligação entre estudantes que precisam de ajuda e pessoas e empresas que se disponibilizaram para pagar os boletos de última hora. 

Veja também

Manifestações pró-palestinos aumentam a tensão em universidades americanas
Conflito

Manifestações pró-palestinos aumentam a tensão em universidades americanas

Mãe e filho são suspeitos de cometer duplo assassinato contra idosos em casa de Mato Grosso
Crime

Mãe e filho são suspeitos de cometer duplo assassinato contra idosos em casa de Mato Grosso

Newsletter