recife

Acidentes de trânsito poderão ser reportados pelo site da CTTU

O sistema "Bate-Pronto" vai oferecer um registro eletrônico para acidentes sem vítima no Recife

Ferramenta Bate-ProntoFerramenta Bate-Pronto - Foto: Divulgação

Acidentes de trânsito poderão ser registrados sem a presença de um guarda da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU). A partir desta sexta-feira (17), o site da autarquia (cttu.recife.pe.gov.br) contará com uma área que possibilita o registro de acidentes sem vítimas no Recife. A ferramenta, chamada de "Bate-Ponto", visa a aumentar a rapidez no registro de acidentes, que antes só poderia ser feito com a presença de um agente de trânsito. Com a medida, a CTTU também garante maior segurança para condutores e agentes em trabalho, evitando o risco de contato e transmissão do novo coronavírus. 

"Com a novidade, a CTTU dá continuidade à modernização dos serviços oferecidos, além de dar mais praticidade ao cidadão. Assim, o condutor ganha tempo, já que não irá mais esperar o agente de trânsito chegar ao local, uma vez que terá autonomia para registrar online o Boletim de Ocorrência em caso de acidente sem vítimas", disse a presidente da CTTU, Taciana Ferreira. 

O registro deve ser feito em até 24 horas após o momento do acidente. O cidadão deverá acessar o site cttu.recife.pe.gov.br, acessar o banner “Bate-Pronto” e preencher o formulário para emissão do Boletim de Ocorrência de trânsito. O preenchimento possibilita também a anexação de imagens ao boletim, que facilitam a análise pela CTTU. Dentro do prazo máximo de até três dias úteis, a pessoa poderá fazer o download do documento na área “Acompanhe aqui”. O documento terá validade para medidas administrativas junto às empresas seguradoras. É importante lembrar que o Boletim de Ocorrência não é uma declaração sobre qual parte envolvida está certa ou errada.

Em 2019, 80% dos acidentes de trânsito registrados pela CTTU foram sem vítimas e poderiam ter sido solucionados com menos burocracia com a ferramenta "Bate-Pronto" segundo a autarquia. Além disso, com a facilidade para gerar boletins de ocorrência, a CTTU prevê que os dados sobre acidentes de trânsito sem vítimas serão mais precisos. É possível, inclusive, que cheguem a aumentar devido à facilidade de realizar o registro.

Contudo é importante salientar que acidentes com vítimas necessitam de acompanhamento da CTTU, além dos órgãos responsáveis - Samu, Instituto de Criminalista (IC) ou Corpo de Bombeiros. A CTTU também deve ser acionada em casos em que o condutor apresentar suspeitas de embriaguez. 

Veja também

Pernambuco registra 449 novos casos e 11 mortes por Covid-19
CORONAVÍRUS

Pernambuco registra 449 novos casos e 11 mortes por Covid-19

Fernando de Noronha confirma mais seis casos de Covid-19
Coronavírus

Fernando de Noronha confirma mais seis casos de Covid-19