Planejamento

Ações da Operação Inverno em Olinda terão investimento de R$ 3,5 milhões

Em anúncio nesta terça-feira (20), o prefeito professor Lupércio detalhou o planejamento

Canal dos Bultrins é um dos canais que recebe ação da Operação Inverno em OlindaCanal dos Bultrins é um dos canais que recebe ação da Operação Inverno em Olinda - Foto: Ed Machado/Folha de Pernambuco

Com o objetivo de evitar novos alagamentos, a Prefeitura de Olinda anunciou, nesta terça-feira (20), o planejamento detalhado da Operação Inverno na cidade, que terá um investimento previsto de R$ 3,5 milhões. 

Participaram do anúncio o prefeito professor Lupércio, a secretária de Obras de Olinda, Pollyana Monteiro, e o secretário-executivo de Defesa Civil, Manoel Cunha.

Entre as ações a serem realizadas, estão a limpeza e manutenção dos principais canais, canaletas e galerias do município, intervenções nos sistemas de macro e microdrenagem, além de obras na avenida Presidente Kennedy e nos morros e encostas. 

Atualmente, a gestão municipal está realizando ações de limpeza de alguns canais em parceria com a Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab) do Governo do Estado, como no canal do Bultrins-Fragoso e no canal do Fragoso - primeiro é um afluente do segundo canal. 

Estão em andamento, ainda, obras de macrodrenagem nos canais da Malária e do México.  

No que diz respeito às obras nos sistemas de drenagem, a Prefeitura de Olinda atua de forma independente, e já está realizando intervenções nos bairros de Jardim Atlântico, Jardim Brasil I, Jardim Brasil II, Varadouro, Sapucaia, Vila Popular e mais. 

Para as obras, estão sendo utilizadas três escavadeiras hidráulicas, duas retroescavadeiras, 14 caçambas, um caminhão de hidrojato, um caminhão munck e quatro balsas. 

Canal do Fragoso também recebe ação da operação  Foto: Ed Machado/Folha de Pernambuco

São 250 pessoas trabalhando na operação, entre engenheiros, operadores, motoristas e supervisores. 

Segundo o prefeito professor Lupércio, o objetivo das ações é evitar transtornos para a população. “Estamos fazendo trabalho de micro e macrodrenagem, limpeza de galerias, canaletas, para dar um grande reforço. Nossa prioridade é dar essa resposta no inverno, para ter a população fique segura. A obra do Canal do Fragoso é uma obra em parceria com a Cehab, e será arquitetado para trazer um trabalho ainda mais eficaz, é uma obra de limpeza e nas ruas do entorno”, comenta Lupércio. 

O secretário municipal de Gestão Urbana, Marconi Madruga, reforçou a importância da limpeza para acelerar o escoamento das águas durante as chuvas, principalmente no bairro de Jardim Brasil. “O compromisso é fazer com que o sistema de drenagem esteja o mais limpo possível para evitar alagamentos. Dependendo do volume de chuva, pode acontecer aumento do nível de água, mas o importante é que escoe de forma rápida, o objetivo é deixar o sistema funcionando. A prioridade é a limpeza do sistema de drenagem e canaletas, foi uma determinação para dar melhor eficiência em um ano com chuvas fortes”, explica o gestor. 

A Operação Inverno da Prefeitura está nas ruas desde o mês de janeiro, promovendo a limpeza dos 27 canais da cidade em diversos bairros, para evitar alagamentos. 

Veja também

Biden comunicou a Netanyahu que apoia um 'cessar-fogo' em Israel
Mundo

Biden comunicou a Netanyahu que apoia um 'cessar-fogo' em Israel

'I Love Pet' leva novidades do segmento a uma feira no Shopping Recife
Folha Pet

'I Love Pet' leva novidades do segmento a uma feira no Shopping Recife