Ações no Recife marcam Dia Mundial Sem Carro

Trupe da CTTU está dividida entre o Marco Zero e o Segundo Jardim de Boa Viagem realizando intervenções educativas

Dia Mundial Sem CarroDia Mundial Sem Carro - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

Chamando atenção para a mobilidade consciente e sustentável, a Prefeitura do Recife realiza neste domingo (22), data em que é celebrado o Dia Mundial Sem Carro, uma série de ações na cidade. A Trupe da CTTU está dividida entre o Marco Zero e o Segundo Jardim de Boa Viagem, realizando intervenções educativas. Também estão sendo distribuídos no percurso materiais de divulgação e orientação para os ciclistas, além de bandeirinhas para decorar as magrelas.

O trânsito de Recife está entre os 10 mais caóticos do mundo, segundo pesquisa realizada em 2018 pelo TomTom Traffic em 403 cidades. Ainda conforme o levantamento, divulgado em junho deste ano, o nível de congestionamento na capital pernambucana está entre 25% e 50%. De acordo com dados do site do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE), atualmente, Pernambuco conta com uma frota de 3 milhões de veículos. Apenas na Capital este número é de pouco mais de 706 mil automóveis.

Leia também:
No Dia do Ciclista, campanha alerta sobre uso seguro da bicicleta
Carros, bicicletas e trânsito: a relação segura nasce do respeito


Diante deste cenário, a pedagoga Edyanne Buenos Aires, de 33 anos, conta que procura estimular na filha, a pequena Beatriz, de apenas 2 anos, o uso de outros meios de transportes. "É importante e necessário não ficarmos dependentes de carro. Muito mais do que um momento de lazer, vejo na bicicleta uma forma de ajudar a não poluir o meio ambiente, além dos benefícios para a saúde e o custo-benefício, pois é um meio de transporte mais barato", disse.

Quem compartilha desta opinião são as amigas Maria Lucinete, 63, e Rejane Farias, 56. Elas destacam a importância de existir um dia voltado à conscientização sobre os mais diversos tipos de modais. "Aqui no Recife seria um milagre ter um dia totalmente sem carro, pois a maioria das pessoas é dependente desse meio de transporte. Talvez se tivesse um maior estímulo às bicicletas essa cultura mudasse", disse Maria Lucinete. Rejane conta que não consegue imaginar a vida sem pedalar. "Andar de bicicleta é ser feliz", disse.

Neste dia 22 de setembro, milhares de pessoas no mundo inteiro deixam o carro em casa em um ato a favor da mobilidade e do meio ambiente. O movimento começou em algumas cidades da Europa nos últimos anos do século 20 e desde então vem se espalhando. Trata-se de um manifesto/reflexão sobre os problemas causados pelo uso intenso de automóveis como forma de deslocamento, sobretudo nos grandes centros urbanos, e um convite ao uso de meios de transporte sustentáveis.

O coordenador do Programa de Educação Para o Trânsito da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), Francisco Irineu, conta que as ações realizadas neste domingo fazem parte da Semana Nacional do Trânsito, que neste ano traz como tema "No trânsito, o sentido é a vida". "Queremos chamar a atenção da população para outros meios de se locomover. Recife é uma cidade bonita, plana, cheia de equipamentos históricos e artísticos para serem apreciados. Então, vamos curtir a nossa cidade e ao mesmo tempo contribuir para o planeta e o meio ambiente".

Além da entrega de manuais para ciclistas, atrações culturais e atividades físicas, também teve passeio turístico guiado de bike ofertado pelo Olha! Recife, saindo às 9h da Capela do Parque da Jaqueira. O passeio ciclístico realizado em parceria com a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer faz parte de um conjunto de ações realizadas pela CTTU. Na Avenida Rio Branco, no bairro do Recife tem ainda um mini circuito de bike direcionado ao público infantil.

Veja também

Taxa de contágio do coronavírus volta a subir em Nova York
EUA

Taxa de contágio do coronavírus volta a subir em Nova York

Costureiras do Cabo de Santo Agostinho irão produzir máscaras para a população vulnerável
Cabo de Santo Agostinho

Costureiras do Cabo de Santo Agostinho irão produzir máscaras para a população vulnerável