Rússia

Adesão da Finlândia e Suécia à OTAN teria 'consequências', alerta Moscou

Afirmação partiu do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, em resposta à Helsinque e Estocolmo

Presidente russo, Vladimir PutinPresidente russo, Vladimir Putin - Foto: Andrey Gorshkov / Sputnik / AFP

A adesão da Finlândia e da Suécia à OTAN traria "consequências" para esses países e para a segurança europeia, alertou nesta sexta-feira (15) o Ministério das Relações Exteriores da Rússia

Esses países "têm que entender as consequências de tal medida para nossas relações bilaterais e para a arquitetura da segurança europeia como um todo", disse a porta-voz do ministério, Maria Zakharova, em comunicado. 

"Ser membro da OTAN não pode fortalecer sua segurança nacional. De fato, eles (Finlândia e Suécia) estarão na linha de frente da OTAN", acrescentou. 

Helsinque e Estocolmo estão considerando ingressar na Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) após a ofensiva militar russa contra a Ucrânia. 

Na quinta-feira, o ex-presidente russo e atual número dois do Conselho de Segurança da Rússia, Dmitri Medvedev, afirmou que se a Finlândia e a Suécia aderirem à Aliança Atlântica, Moscou reforçará seus recursos militares, especialmente nucleares, no Mar Báltico e perto da Escandinávia. 

A Finlândia, que compartilha cerca de 1.300 quilômetros de fronteira com a Rússia, decidirá "em algumas semanas" se pedirá adesão à aliança, segundo seu primeiro-ministro. A Suécia não descarta a opção, mas parece estar tomando uma posição mais cautelosa por enquanto.

Veja também

Manifestações pró-palestinos aumentam a tensão em universidades americanas
Conflito

Manifestações pró-palestinos aumentam a tensão em universidades americanas

Mãe e filho são suspeitos de cometer duplo assassinato contra idosos em casa de Mato Grosso
Crime

Mãe e filho são suspeitos de cometer duplo assassinato contra idosos em casa de Mato Grosso

Newsletter