RECIFE

Adolescente com suspeita de hepatite grave recebe alta de UTI no Recife após transplante de fígado

A paciente apresenta boa evolução clínica e está na enfermaria do HUOC, onde permanecerá em observação

Hospital Oswaldo Cruz (HUOC) Hospital Oswaldo Cruz (HUOC)  - Foto: Gustavo Glória

Na manhã desta sexta-feira (27), recebeu alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), do Hospital Universitário Oswaldo Cruz da Universidade de Pernambuco (HUOC/UPE), no Recife, a adolescente de 14 anos transplantada no último dia 20 de maio com quadro suspeito de hepatite grave de origem desconhecida.

De acordo com a unidade de saúde, a paciente apresenta boa evolução clínica e, agora, está na enfermaria do HUOC, onde permanecerá em observação. Ainda não há previsão de alta médica.

A adolescente, que não teve o nome divulgado, mora em Ibimirm, no Sertão do Estado, e estava internada no Hospital Mestre Vitalino, em Caruaru, desde o último dia 16. 

No local, a paciente apresentou sintomas como vômito, icterícia e colúria (urina escura), com o quadro agravando nos dias seguintes, evoluindo para uma encefalopatia hepática, sendo necessária a transferência para o HUOC, passando a ser prioridade na lista de transplante de fígado

O órgão captado para a jovem foi coletado no estado do Paraná, e transportado pela Força Aérea Brasileira (FAB) até o Recife. A articulação foi feita pela Central de Transplantes de Pernambuco (CT-PE) e a Central Nacional de Transplantes. A cirurgia foi realizada na última sexta (20). 
 
Hepatite aguda grave desconhecida
 
O caso passou a ser investigado como um possível novo caso de hepatite aguda grave desconhecida em Pernambuco. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), ao todo, oito casos foram notificados, sendo um deles já descartado. Os outros sete seguem em investigação.  

 

 

Veja também

Trump diz: 'fui atingido por uma bala que perfurou a parte superior da minha orelha direita'
ATENTADO

Trump diz: 'fui atingido por uma bala que perfurou a parte superior da minha orelha direita'

Biden diz que 'não há lugar para esse tipo de violência' após tiroteio em comício de Trump
SOLIDARIEDADE

Biden diz que 'não há lugar para esse tipo de violência' após tiroteio em comício de Trump

Newsletter