Notícias

Adolescente de 15 anos é o mais jovem a morrer em PE pela Covid-19

O garoto manifestou os primeiros sintomas em 20 de março, falecendo sete dias depois, em São Lourenço da Mata

CoronavírusCoronavírus - Foto: MICHELE CATTANI / AFP

Um adolescente de 15 anos é a vítima fatal mais jovem da Covid-19 em Pernambuco. O garoto, que teve o diagnóstico confirmado nesta segunda-feira (6), morreu no último dia 27, em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife (RMR).

De acordo com o boletim oficial da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), os primeiros sintomas dele foram febre e tosse, no dia 20 março, evoluindo posteriormente para dificuldade de respirar. Ainda segundo a SES-PE, o adolescente tinha problemas neurológicos crônicos, que podem ter contribuído para um quadro mais grave da doença.

"Ele tinha problemas neurológicos, problemas de saúde anteriores, e teve complicação respiratória provavelmente agudizada pela presença do vírus. Ele faleceu com certa rapidez em sua estada na UPA de São Lourenço, no dia 27 de março. Teve inicialmente um resultado inclusivo, repetimos o exame até que houve a confirmação”, explicou o gestor de Saúde do Estado, André Longo.

Leia também: 
Brasil registra 553 mortes e 12.056 casos do novo coronavírus
Bebê de três meses morre por causa da Covid-19 no Ceará
Máscaras artesanais servem como uma barreira física contra o novo coronavírus
Diferente da comum, pneumonia por coronavírus tem alto grau de inflamação e piora rápida; entenda


O secretário informou ainda que dos nove óbitos divulgados nesta segunda-feira (6), apenas duas pessoas não apresentavam doenças pré-existentes. Uma era a fisioterapeuta Viviane Albuquerque, de 33 anos, moradora do Recife, que passou por uma cesariana de emergência no domingo (5) e acabou falecendo posteriormente; e a outra uma senhora de 83 anos, residente no Jaboatão dos Guararapes.

Os últimos dados do governo de Pernambuco apontam que há 67 pessoas internadas por conta da Covid-19, sendo 23 em leitos de terapia intensiva e 44 em leitos de enfermaria, além de 101 pacientes em isolamento domiciliar. No total, o Estado registra 223 casos confirmados, sendo 51 deles profissionais de saúde. Até o momento, 25 pacientes registrara cura. Segundo Longo, Pernambuco caminha para a fase de aceleração descontrolada da doença. 

Acompanhe a cobertura em tempo real da pandemia de coronavírus

 

Veja também

Brasil registra 16.194 novos casos de Covid-19 e 35 mortes em 24 horas
Pandemia

Brasil registra 16.194 novos casos de Covid-19 e 35 mortes em 24 horas

Marcha da maconha retorna às ruas depois de dois anos de pandemia
Manifesto

Marcha da maconha retorna às ruas depois de dois anos de pandemia