ELEIÇÕES

África do Sul avança na contagem eleitoral com maioria do ANC em risco

Os resultados finais não são esperados antes do fim de semana, mas poderão obrigar o atual líder do ANC e presidente nacional, Cyril Ramaphosa, a procurar aliados para obter um segundo mandato

África do Sul avança na contagem eleitoral com maioria do ANC em riscoÁfrica do Sul avança na contagem eleitoral com maioria do ANC em risco - Foto: Michele Spatari / AFP

A África do Sul prossegue, nesta quinta-feira (30), com a contagem dos votos, depois de uma eleição com forte participação em que o Congresso Nacional Africano (ANC), partido do falecido Nelson Mandela, poderá perder a maioria parlamentar após três décadas.

Com apenas 10% dos votos apurados, o ANC liderou a contagem com 42% dos votos (bem abaixo dos 57% de 2019), seguido pelo partido neoliberal Aliança Democrática (DA) com 26%, segundo as autoridades eleitorais.

O partido esquerdista Lutadores da Liberdade Econômica (EFF) ficou em terceiro lugar com 8%, ligeiramente acima do partido uMkhonto we Sizwe (MK) do ex-presidente Jacob Zuma, com 7%.

Os resultados finais não são esperados antes do fim de semana, mas poderão obrigar o atual líder do ANC e presidente nacional, Cyril Ramaphosa, a procurar aliados para obter um segundo mandato.

Se a tendência dos primeiros votos apurados se confirmar, será a primeira vez que o ANC recolhe menos de 50% dos votos desde as eleições democráticas de 1994, que marcaram o fim do apartheid.

“África do Sul à beira de uma mudança política”, foi a manchete da primeira página do jornal BusinessDay desta quinta-feira, sublinhando a natureza histórica que estas eleições poderiam ter.

 

Veja também

Os 5 arrependimentos de pessoas à beira da morte e o que eles revelam sobre felicidade
SAÚDE

Os 5 arrependimentos de pessoas à beira da morte e o que eles revelam sobre felicidade

Com doses próximas do vencimento, Saúde amplia vacinação contra dengue
VACINAÇÃO

Com doses próximas do vencimento, Saúde amplia vacinação contra dengue

Newsletter