Coronavírus

África recebe primeiras doses gratuitas do Covax

Gana, com mais de 80 mil casos de coronavírus, foi o primeiro país a receber lote de imunizantes do consórcio

Cargas da vacina do Covax chegam à GanaCargas da vacina do Covax chegam à Gana - Foto: Nipah Dennis/AFP

Gana recebeu, nesta quarta-feira (24), a primeira entrega mundial de vacinas financiadas pelo dispositivo Covax destinadas aos países menos favorecidos, enquanto boas notícias vieram dos Estados Unidos sobre a eficácia do imunizante do laboratório Johnson & Johnson contra formas graves da doença.

"Finalmente! Esta manhã, as primeiras doses das vacinas contra a Covid-19 fornecidas pelo dispositivo Covax chegaram em Gana", escreveu no Twitter o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus. 

As 600 mil doses da vacina AstraZeneca/Oxford produzidas pelo Serum Institute of India "fazem parte da primeira onda de vacinas anticovid destinadas a vários países de baixa e média renda", de acordo com um comunicado conjunto da OMS e do Unicef.

Gana registrou 80.759 casos de coronavírus, incluindo 582 mortes, e deve receber 2,4 milhões de doses. 

O sistema Covax tem como objetivo fornecer este ano vacinas anticovid a 20% da população de quase 200 países e territórios. O mais importante, porém, é que dispõe de um mecanismo de financiamento que permite o acesso a 92 economias de baixa e média renda.

Nas segunda-feira, Tedros Adhanom Ghebreyesus acusou certas nações ricas de "minar" o dispositivo e "contatar os fabricantes para garantir o acesso a doses adicionais de vacinas". 

Para ajudar a acelerar a vacinação de 1,3 bilhão de pessoas do continente, a União Africana declarou que garantiu 270 milhões de doses para distribuir este ano.

Até o momento, 217 milhões de doses foram administradas no mundo, de acordo com uma contagem feita pela AFP. Porém, mais de 90% foram administradas em países de renda "alta" ou "média-alta", de acordo com referências do Banco Mundial.

Veja também

Metade dos internados com Covid em Araraquara já é de outras cidades
Coronavírus

Metade dos internados com Covid em Araraquara já é de outras cidades

Cinco pessoas esfaqueadas em ataque em mesquita na capital da Albânia; agressor foi preso
Europa

Cinco pessoas esfaqueadas em ataque em mesquita na capital da Albânia; agressor foi preso