Fiscalização

Agência de Meio Ambiente do Ipojuca devolve cerca de 2 mil caranguejos e guaiamuns à natureza

Animais foram capturados e seriam vendidos de forma ilegal

Animais passaram por avaliação antes de serem devolvidos à naturezaAnimais passaram por avaliação antes de serem devolvidos à natureza - Foto: SECOM/Ipojuca

A Prefeitura do Ipojuca, através da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA), devolveu à natureza aproximadamente 1.600 caranguejos-uçá e cerca de 400 guaiamuns que foram capturados e seriam vendidos ilegalmente. 

Desde que começou o “período de defeso” (momento de reprodução do caranguejo-uçá), em janeiro, a AMMA, junto com a Unidade de Defesa Ambiental (UDA) do município e em parceria com a Delegacia de Crimes Ambientais, o CPRH e o Ibama, intensificou a fiscalização. Além de multas, também houve prisões por descumprimento da Lei de Crimes Ambientais (nº9.605/98).

“A caça no período em que os animais se reproduzem é crime previsto em lei e colabora para o desaparecimento de diversas espécies. Por isso, aqui em Ipojuca, estamos resgatando os animais e trabalhando em parceria para punir quem captura e comercializa”, explicou a presidente da AMMA, Sabrina Rodrigues. De acordo com ela, os animais têm sua condição avaliada antes de serem reinseridos no meio ambiente.

Também fica impedida a caça do crustáceo durante os períodos de 29 de janeiro a 3 de fevereiro; 28 de fevereiro a 5 de março; e 29 de março a 3 de abril, datas que correspondem às fases de lua cheia. 

Esses períodos correspondem ao momento denominado popularmente de "andada", que é quando os caranguejos saem de suas galerias (tocas) e andam pelo manguezal para acasalamento e liberação de ovos.

Veja também

Primeiro voo de repatriação de brasileiros no Líbano pousa em Beirute
REPATRIAÇÃO

Primeiro voo de repatriação de brasileiros no Líbano pousa em Beirute

Trump retorna neste sábado ao local onde foi alvo de tentativa de assassinato
ELEIÇÕES AMERICANAS

Trump retorna neste sábado ao local onde foi alvo de tentativa de assassinato

Newsletter