Coronavírus

Agência europeia aprova dois tratamentos com anticorpos para Covid-19

Em comunicado, a EMA disse ter aprovado o uso de um tratamento do laboratório farmacêutico suíço, Roche, e do sul-coreano, Celltrion

Medicamento com anticorpos de Covid-19 do laboratório CelltrionMedicamento com anticorpos de Covid-19 do laboratório Celltrion - Foto: Celltrion/Divulgação

agência reguladora europeia para o setor de medicamentos (EMA, na sigla em inglês) anunciou, nesta quinta-feira (11), sua aprovação na União Europeia (UE), pela primeira vez, de dois tratamentos com anticorpos contra o coronavírus.

Em um comunicado, a EMA disse ter aprovado o uso de um tratamento do laboratório farmacêutico suíço Roche, o Ronapreve, e de outro, do laboratório sul-coreano Celltrion, chamado regdanvimab.

"Ronapreve e Regkirona são os primeiros medicamentos baseados em anticorpos monoclonais a receber uma avaliação positiva (...) contra a covid-19", disse a EMA, com sede em Amsterdã.

A comissária europeia da Saúde, Stella Kyriakides, declarou que a aprovação dos dois medicamentos é um "passo importante" contra a doença, uma vez que a UE até agora depende de quatro vacinas.

"Em um momento em que sobem as infecções em quase todos os Estados-membros, é reconfortante ver novos tratamentos promissores em desenvolvimento na nossa estratégia farmacêutica contra a covid-19", disse.

Os anticorpos são uma das bases do nosso sistema imunológico. Contra um elemento estranho, como um vírus, nosso corpo os produz naturalmente para se proteger.

Nessas terapias, os anticorpos naturais são selecionados e reproduzidos artificialmente para o tratamento, geralmente por injeção.

 

Veja também

Quatro mortos em série de esfaqueamentos nos Estados Unidos
EUA

Quatro mortos em série de esfaqueamentos nos Estados Unidos

Caso Kate Middleton joga luz sobre alta de câncer entre pessoas de até 50 anos; entenda
SAÚDE

Caso Kate Middleton joga luz sobre alta de câncer entre pessoas de até 50 anos; entenda

Newsletter