Saúde

Agentes de saúde visitam casas de pessoas de grupos de risco da Covid-19 no Recife

Pessoas idosas, diabéticas, obesas, transplantadas e com outras doeças crônicas possuem mais riscos de desenvolver a forma grave da doeça

Agentes de saúde visitam pessoas que compõem grupo de risco da Covid-19Agentes de saúde visitam pessoas que compõem grupo de risco da Covid-19 - Foto: Andréa Rego Barros / PCR

No Recife, agentes comunitários de saúde (ACS) e outros profissionais da saúde da família passaram a visitar casas de pacientes que fazem parte de grupos de risco da Covid-19. A ação tem o intuito de reforçar a atenção dada às pessoas que são mais suscetíveis a complicações em caso de cotágio pelo novo coronavírus. São realizadas orientações, doação de material informativo e máscaras. Nesta segunda-feira (3), agentes foram acasas dessas pessoas do bairro de San Martin e outras localizados na Zona Oeste do Recife. Ainda nesta semana serão visitadas residências no bairros de Jiquiá, São José, Boa Viagem eCohab. 

O trabalho de reforço aos grupos de risco da Covid-19 iniciado nesta segunda, de casa em casa, surge como um complemento do trabalho das Estações Itinerantes de Orientações sobre a Covid-19 da Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife. Bairros com maior vulnerabilidade social são alvos das ações de orientação há cerca de um mês. 

Em San Martin, Marlene Pereira, 61, foi uma das visitadas pelos ACS. A idosa passou uma semana internada com Covid-19 nos hospitais de campanha da Prefeitura. "Tive muita falta de ar e dor de cabeça; tinha certeza que ia morrer. Eu tava com muito medo de ser entubada, mas não cheguei a precisar. Depois de sete dias, me deram alta pra eu terminar de me cuidar em casa, isolada. Ainda sinto um pouco de falta de ar e muita dor de cabeça", contou dona Marlene, que também é hipertensa e não relaxou nos cuidados de prevenção contra o novo coronavírus mesmo depois de ter tido a doença.

As equipes de saúde da família recolhem informações junto aos ACS durante visitas domiciliares para monitorar pessoas que fazem parte dos grupos de risco. Segundo o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, as orientações específicas para os grupos de risco também serão repassadas à população através de campanha nas redes sociais. “Apesar da tendência de queda nos indicadores da pandemia há 80 dias, ainda registramos novos casos e novos óbitos diariamente. O vírus ainda está circulando entre nós, por isso precisamos manter os cuidados de prevenção: o uso da máscara, a lavagem das mãos e o distanciamento social, especialmente para as pessoas que têm doenças crônicas, idosas e transplantadas”, disse o gestor.

As orientações de casa em casa serão continuadas e ainda nesta semana passarão por outros locais. Na terça (4), a equipe da Sesau Recife vai até a comunidade Favela Papelão, no bairro de São José. Na quarta (5) e quinta (6), os agentes de saúde vão até a Ilha do Destino, em Boa Viagem. Ainda na quinta, também haverá ação na comunidade do Pantanal, na Cohab.

Estação itinerante
Esta semana as Estações Itinerantes chegam a novos locais. Desta segunda (3) até sexta-feira (7), a tendas estão montadas, das 8h às 16h, no Polo da Academia da Cidade de Santo Amaro, na Campina do Barreto, na Praça dos Taxistas (Nova Descoberta), na Comunidade do Cardoso (Madalena), Praça Maria da Conceição (Barro), na Paróquia Nossa Senhora do Rosário (Pina), na Praça do Largo Dom Luiz (Morro da Conceição) e no Terminal de ônibus de Três Carneiros (Cohab). Os endereços estão disponíveis no site da Prefeitura do Recife.

Os kits distribuídos para a população mais vulnerável nas casas e nas Estações Itinerantes contêm água sanitária, álcool em gel, sabão em barra, pasta e escova de dente. Além da distribuição dos materiais, os profissionais da Sesau Recife também identificam quem está com sintomas gripais para, se necessário, orientar a procurar unidades de referência da Atenção Básica para atendimento de pessoas com suspeita de covid-19. Desde o começo deste mês, a Prefeitura do Recife está distribuindo, ao todo, 300 mil máscaras. Outras 500 mil foram encomendadas a costureiras aprovadas em edital de chamamento público.

Veja também

Palácio de Buckingham abre ala inédita ao público após mais de 170 anos
mundo

Palácio de Buckingham abre ala inédita ao público após mais de 170 anos

Vídeo: Colisão entre dois helicópteros militares deixa 10 mortos na Malásia
MUNDO

Vídeo: Colisão entre dois helicópteros militares deixa 10 mortos na Malásia

Newsletter