A-A+

[AGORA NÃO] Secretaria da primeira infância propõe planejamento público direcionado para as crianças

Rogério Morais, que esteve à frente da diretoria executiva pedagógica da educação do Recife pelos últimos sete anos, foi escolhido para liderar a pasta

Rogério Morais, secretário executivo da primeira infânciaRogério Morais, secretário executivo da primeira infância - Foto: Leo Malafaia / Folha de Pernambuco

Direcionar políticas públicas para os primeiros anos de vida de um ser humano é a melhor forma de reduzir a desigualdade, assegurou o Nobel de Economia, James Heckman. E, para trabalhar diretamente com proposições e planejamento direcionado à primeira infância, período entre 0 e seis anos da criança, a Prefeitura do Recife criou a Secretaria Executiva da Primeira Infância. Rogério Morais, que esteve à frente da diretoria executiva pedagógica da educação do Recife pelos últimos sete anos, foi escolhido para liderar a pasta, que já acompanha mais de 70 ações.

A secretaria dará início a discussões públicas para a crianção do Plano Municipal para a Primeira Infância, que deve conter um planejamento direcionado para um intervalo de dez anos, com ações direcionadas para os primeiros seis anos de vida dos recifenses. "Hoje a gente tem muita pesquisa, muito estudo científico, que comprova que esse é o melhor momento onde você precisa investir para garantir as mesmas oportunidades ", contou Rogério. A nova secretaria executiva é ligada à Secretaria de Planejamento e Gestão do Recife (Seplag). 

Leia também:
EUA tem mais de 100 mil crianças imigrantes detidas, diz ONU
Mais de 95% das crianças brasileiras frequentam escola, diz pesquisa


Empossado no dia primeiro de novembro, Rogério tem duas missões até o ano que vem: Desenvolver o Plano Municipal para a Primeira Infância e organizar um grande congresso da Primeira Infância aqui, no Recife. Nas duas tarefas, o protagonismo infantil será levado em consideração, enxergando a criança como parte da sociedade em construção, ouvindo desejos e reclamações. "Recife vai se tornando uma referência, com o tempo, com relação às políticas desenvolvidas para a primeira infância, e isso vai se retroalimentando", contou o secretário executivo. 

Veja também

Estudo do Butantan em Serrana, SP, mostra 99% de efetividade da CoronaVac
Vacina

Estudo do Butantan em Serrana, SP, mostra 99% de efetividade da CoronaVac

Projetos que combatem seca com tecnologia terão piloto no sertão nordestino
Tecnologia

Projetos que combatem seca com tecnologia terão piloto no sertão nordestino