Saúde

Água oxigenada para clarear os dentes? Dentistas condenam nova trend do TikTok; saiba os riscos

Jovens estão usando o produto para fazer bochecho e gargarejo provocando queimaduras, aftas e infecções na boca

O líquido em contato com os tecidos moles da boca, como gengiva, língua e lábios, pode causar aftas, fissuras e queimaduras O líquido em contato com os tecidos moles da boca, como gengiva, língua e lábios, pode causar aftas, fissuras e queimaduras  - Foto: Freepik

Recentemente, receitas caseiras que viralizam no TikTok tem assustado dentistas ao redor do país. Como a do uso do carvão que em teoria ajuda a clarear os dentes, ou a mistura de bicarbonato de sódio com limão. Ambas foram desacreditadas por profissionais que na realidade auxiliam na destruição do esmalte do dente.

A mais nova trend do aplicativo de vídeo é ainda mais grave. Jovens estão usando água oxigenada para fazer bochecho e gargarejo para clarear os dentes. A prática não é recomendada por profissionais dentistas que, além de causar um desequilíbrio da microbiota bucal, provocando queimaduras e aftas, pode levar a uma série de infecções e inflamações na boca.

— A água oxigenada comprada na farmácia, por exemplo, não foi feita para este fim, mas sim para curar inflamações ou machucados. No consultório, para o clareamento dental, nós usamos um gel profissional que na sua composição tem água oxigenada, porém, é controlado e usamos barreiras gengivais e moldeiras para proteger os tecidos moles da boca, como a gengiva, a língua e os lábios — explica a cirurgiã dentista Alana Rinco.

A especialista em odontologia afirma que o líquido em contato com esses tecidos pode causar aftas, fissuras e queimaduras severas. Além disso, ela pode matar as bactérias boas que protegem a boca de fungos, vírus e bactérias oportunistas, chamado de desequilíbrio da microbiota bucal. O que pode ocasionar em novas inflamações, infecções e sensibilidade nos dentes.

— Tudo isso surgiu por conta desse gel clareador que tem água oxigenada na composição, porém é de uso odontológico profissional, apenas um dentista pode comprar e usar com ressalvas e material protetor para não causar ferimentos no paciente — afirma a dentista.

Tratamento
Segundo Rinco, que já atendeu pacientes com queimaduras em razão do uso indiscriminado e contínuo da água oxigenada como um enxaguante bucal, é a suspensão imediata do produto e a utilização de uma pomada especifica para cicatrizar os machucados e queimaduras.

Dependendo do tipo de infecção, da gravidade e da indicação do médico, pode ser recomendado também o uso de medicamentos via oral.

Veja também

Evangélicos entendem mudanças climáticas como resultado da ação humana
LEVANTAMENTO

Evangélicos entendem mudanças climáticas como resultado da ação humana

São João de Paulista terá 10 dias de festa; confira a programação
São João

São João de Paulista terá 10 dias de festa; confira a programação

Newsletter