Alerta Celular: prévias vão receber estandes para cadastro de aparelhos

Neste sábado, estandes ficarão no Chocalho do Neno e na entrada do Baile Municipal

Alerta CelularAlerta Celular - Foto: Djair Pedro/SDS

O furto de aparelhos celulares é uma ocorrência bastante comum em festas e shows com grande aglomeração de público. Assim, para inibir essa prática criminosa, a Secretaria de Defesa Social (SDS) montará postos de cadastros de celulares do Programa Alerta Celular em três prévias realizadas nestes sábado (3) e domingo (04/02), no Recife e em Olinda.

Neste sábado (2), equipes da Polícia Militar e Secretaria de Defesa Social estarão com estandes do Alerta Celular nas entradas do Chocalho do Neno, que ocorre no Parador, a partir das 15h; e na entrada do Baile Municipal, que será realizada no Classic Hall, a partir das 21h. Já no domingo, o ponto de cadastro será montado na entrada da área externa do Centro de Convenções, que recebe o Olinda Beer, a partir das 9h.

Os aparelhos telefônicos representam mais de 55% dos Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP) registrados em Pernambuco. Com mais de 101.175 aparelhos cadastrados, o programa Alerta Celular já ajudou as polícias de Pernambuco a recuperar e devolver a seus proprietários 1,2 mil telefones celulares, segundo a SDS.

COMO EFETUAR O CADASTRO - Para efetuar o cadastro, é preciso acessar o site da SDS (www.sds.pe.gov.br), ir à ferramenta Alerta Celular, disponibilizada no painel Destaque, no lado direito da página. No cadastro, o usuário precisa informar o IMEI - Identificador Internacional de Dispositivo Móvel, que é uma série de códigos numéricos que todo aparelho possui com registro na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Esse número se obtém com uma consulta à nota fiscal ou à caixa do aparelho. Além disso, é facilmente encontrado usando o teclado do próprio celular: basta digitar *#06#, que o código aparecerá na tela (uma série de 15 dígitos).

Veja também

Após morte de George Floyd, capas de revistas com negros disparam
EUA

Após morte de George Floyd, capas de revistas com negros disparam

Em evento no Recife, ministro da Educação diz que 140 prefeituras terão de prestar contas ao TCU
EM EVENTO NO RECIFE

Em evento no Recife, ministro da Educação diz que 140 prefeituras terão de prestar contas ao TCU