Educação

Alexandre Lopes é exonerado da presidência do Inep

O substituto ainda não foi nomeado

Alexandre Lopes foi exonerado do InepAlexandre Lopes foi exonerado do Inep - Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), Alexandre Ribeiro Pereira Lopes, foi exonerado do cargo.
 
A exoneração foi publicada na madrugada desta sexta-feira (26) no Diário Oficial da União, com a assinatura do ministro da Casa Civil, Walter Souza Braga Netto.
 
O substituto não foi nomeado na edição do Diário Oficial.
 
Também foi exonerado o chefe de gabinete da presidência do Inep, Marcelo Silva Pontes. A exoneração dele foi assinada pelo ministro da Educação, Milton Ribeiro.
 
Alexandre Ribeiro Pereira Lopes ocupava a presidência do Inep desde maio de 2019 Luis Forpes/MEC Alexandre Ribeiro Pereira Lopes ocupava a presidência do Inep desde maio de 2019 ** Sob o guarda-chuva do MEC (Ministério da Educação), o Inep possui, entre suas atribuições, a realização do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) cuja nota é usada na seleção de vagas nas universidades e nos institutos federais.
 
Antes de assumir o instituto, em maio de 2019, Lopes ocupava a função de diretor legislativo na secretaria-executiva da Casa Civil.
 
Ele foi o quarto presidente do instituto no governo Bolsonaro. Nos cinco primeiros meses da atual gestão federal, três outras trocas foram realizadas.


Marcus Vinícius Rodrigues e Elmer Vicenzi ficaram por um curto período à frente do instituto. Já Maria Inês Fini, que ocupava o cargo desde o governo Temer, foi exonerada no começo de janeiro de 2019.
 
Lopes já havia trabalhado com o ex-ministro da Educação da gestão Bolsonaro Abraham Weintraub que, antes de se tornar titular do Mec, era o número dois da então pasta comandada por Onyx Lorenzoni (Casa Civil).
 
Segundo o currículo de Lopes, ele é formado em engenharia química pela UFRJ e em direito pela UnB. É servidor público de carreira como analista de comércio exterior desde 1999.

Veja também

Preço da carne já baixou, mas 'tem que baixar muito mais', afirma Lula
BRASIL

Preço da carne já baixou, mas 'tem que baixar muito mais', afirma Lula

Lula relata "conversa" pessoal com Lira e diz que pautas serão aprovadas
câmara

Lula relata "conversa" pessoal com Lira e diz que pautas serão aprovadas

Newsletter