Alfredo Macedo Gomes é empossado reitor da UFPE

Alfredo Gomes passou o cargo de vice-reitor para professor Moacyr Cunha de Araújo Filho, que deve acompanhá-lo na gestão da Universidade no mandato de quatro anos

Cerimônia de Posse do novo Reitor da UFPE, Alfredo Macedo GomesCerimônia de Posse do novo Reitor da UFPE, Alfredo Macedo Gomes - Foto: Rafael Furtado/Folha de Pernambuco

Com o desafio de comandar a universidade pelos próximos quatro anos, o professor Alfredo Macedo Gomes, de 55 anos, tomou posse como o novo reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na manhã desta sexta-feira (18), diante da comunidade acadêmica. A cerimônia de entrega dos cargos ocorreu no auditório do Centro Regional de Ciências Nucleares do Nordeste (CRCN-NE), na Cidade Universitária, Zona Oeste do Recife.

Diante de professores, estudantes, servidores e representantes estatais, ele recebeu o cargo pela vice-reitora Florisbela de Arruda, que estava no comando da universidade desde o último sábado. Na ocasião, Alfredo Gomes também passou o cargo de vice-reitor para o professor Moacyr Cunha de Araújo Filho.

 Leia também:
'Fomos eleitos com a perspectiva de mudança', diz novo reitor da UFPE
Alfredo Gomes é nomeado por Bolsonaro novo reitor da UFPE
Professor Alfredo Gomes vence eleição para reitor da UFPE

 

Alfredo Gomes, que era diretor do Centro de Educação (CE), é o primeiro reitor das ciências humanas a comandar a UFPE, nas últimas duas décadas. Em meio às intervenções do governo federal na gestão das universidades públicas, ele foi nomeado pelo presidente Jair Bolsonaro na última semana, com publicação no Diário Oficial da União (DOU) no dia 10 de outubro. O novo reitor vai ocupar o lugar deixado pelo professor Anísio Brasileiro, que comandou os campi da maior universidade do Estado durante dois mandatos, em um período de oito anos seguidos.

Junto com o professor Moacyr Cunha, do Departamento de Oceanografia, o novo reitor apresentou a chapa “Muda UFPE”, eleita pela comunidade acadêmica em junho deste ano. Ele também foi colocado em primeiro pela tríplice escolhida pelo conselho da universidade. “Estamos muito felizes e motivados para pensar a universidade e dialogar com a sociedade, unindo todas as forças que fazem essa universidade. Os desafios são relacionados a fortalecer sua infraestrutura e inovação. Trazer as relações professor-aluno para a mesa de debate, principalmente em relação à excelência”, discursou o novo reitor.

Na cerimônia de posse, estiveram reitores e representantes dos governos, como o vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira, e o secretário da educação, Fred Amâncio. O diretor executivo da Folha de Pernambuco, Paulo Pugliesi, esteve representando o presidente do grupo Eduardo Queiroz Monteiro.






Veja também

Ministério da Saúde anuncia que vai incorporar vacina chinesa em calendário nacional
Coronavírus

Ministério da Saúde anuncia que vai incorporar vacina chinesa em calendário nacional

Militares promovem capacitação de agentes para desinfecção de locais públicos em Garanhuns
Coronavírus

Militares promovem capacitação de agentes para desinfecção de locais públicos em Garanhuns